Nove municípios do Ceará têm chuvas acima de 120 milímetros


As regiões Sertão dos Inhamuns, Ibiapaba e Cariri receberam as maiores chuvas entre segunda (15) e terça-feira (16), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nove cidades registraram chuvas acima dos 120 milímetros. Choveu em 90 municípios.

No Sertão dos Inhamuns, o maior volume ocorreu em Crateús, com 170 milímetros, cidade que mais registrou o maior volume de chuva no estado neste intervalo. Outras cidades tiveram chuvas acima dos 120 milímetros na região. Foi Quiterianópolis com (170 milímetros) e Tauá com (130 milímetros).

Na Região da Ibiapaba, a maior precipitação aconteceu em Ararandá, onde foi ocorreu chuva de 150 milímetros; Granja teve 125 milímetros. Já na Região do Cariri, o maior acumulado ocorreu em Milagres, com 160 milímetros.

Fortes chuvas nesta terça-feira

O Ceará deve receber fortes chuvas nesta entre terça e quarta-feira (16 e 17) com a aproximação da zona de convergência intertropical, fenômeno que favorece a formação de chuva. Conforme a Funceme, há possibilidade de ocorrência de raios, inundações, alagamentos e rajadas de ventos no Ceará.

Segundo o órgão, a faixa de risco potencial atinge toda a Grande Fortaleza como o Maciço de Baturité, todo o Litoral-leste, parte do Litoral-oeste e Vale do Jaguaribe. O restante do Estado o risco é médio.

A área de risco potencial, segundo a Funceme, está sujeita a acumulados de chuva expressivos. O órgão diz que não se descarta a possibilidade de ocorrência de alagamentos, enchentes, inundações, ou enxurradas, bem como descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento.

Já a área risco de médio está sujeita a receber precipitações intensas por conta da alta possibilidade de continuidade da chuva observada nas últimas horas.

📸 Ricardo Abraão/Arquivo Pessoal

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários