Prefeitura Municipal do Crato reforma a praça Dona Ceicinha, no Seminário


Cuidar da cidade e revitalizar os equipamentos públicos são formas de melhorar o bem-estar da população e valorizar a identidade do município. Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está trabalhando na reforma e revitalização das praças do município.

Em fase de conclusão dos trabalhos, a Praça Dona Ceicinha, no bairro Seminário, tem chamado a atenção dos moradores que parabenizam a iniciativa da Administração Municipal.
O Secretário de Infraestrutura do Crato, Italo Samuel, explica que o objetivo da gestão é recuperar os equipamentos, melhorar o paisagismo das praças e também construir novos espaços de convivência. “Hoje, a gente vem trabalhando em alguns desses equipamentos, a exemplo da praça Dona Ceicinha que está em finalização e a praça 10 de fevereiro, também no Seminário, que já está em processo de licitação”, destaca.

Memória histórica

A Praça Dona Ceicinha é bastante conhecida no Crato. Um lugar de encontros, que recebe muitos visitantes durante os festejos do padroeiro do Seminário, São José, na tradicional Festa das Pitombas. O que poucos sabem é que a praça homenageia Maria Arraes Simeão, popularmente conhecida como Mãe Ceicinha, que foi uma parteira de grande serviço prestado às famílias cratenses.

A historiadora, Iapunira Campos, comenta que além de parteira, Dona Ceicinha, foi também vereadora, no Crato. “Dona Ceicinha era muito querida. Quando chamada, dava assistência às parturientes e não cobrava nada, as pessoas davam pequenos agrados, que, depois de muita insistência, ela recebia”, comenta.

Melhorias

Está em fase de finalização a reforma da praça Dona Ceicinha. Além do paisagismo, o equipamento contará com nova infraestrutura. “Fizemos toda a troca do piso, por um intertravado com duas cores, cinza e vermelho, para dar um visual bonito. Revitalizamos todos os canteiros e as estruturas de coreto, trocamos toda a iluminação por lâmpadas de LED”, explica o Secretário Italo sobre a reforma, dando ênfase a questão da acessibilidade.

“Nossa ideia foi promover acessibilidade para os cadeirantes e deficientes visuais, com piso podotátil. Tudo isso foi realizado na praça para trazer todo o conforto que a população merece”, destaca.

O aposentado, Lourival dos Santos, 82, mora no entorno da pracinha desde criança e lembra que antes esse era um terreno onde os jovens jogavam futebol. “Quando a pracinha foi inaugurada, tinha um retrato de uma senhora muito conhecida e querida aqui no Crato, Dona Ceicinha Arraes, uma parteira que era bastante procurada e ajudou muitas mulheres gestantes”, relembra o morador, declarando estar muito feliz com a reforma da praça. “Para mim é um sonho ver essa praça reformada, por isso eu pedi ao Prefeito quando ele veio por aqui para ajeitar nossa pracinha”, disse.

📸 Divulgação Ascom Crato

Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

0 Comentários