Butanvac será desenvolvida para combater a variante de Manaus, diz Butantan


O Instituto Butantan informou nesta sexta-feira (26) que a Butanvac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida integralmente pelo instituto, está preparada para a combater a variante do Amazonas chamada P.1, que é considerada mais transmissível. 

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o imunizante já foi desenvolvido a partir da variante descoberta no Amazonas. “Na realidade, nós trabalhamos na versão P.1 da vacina, então quando entrar em produção será na versão P.1”, afirmou.

Previsão 

De acordo com o governo de São Paulo, a previsão é de que 40 milhões de doses do imunizante serão produzidas até maio com o início da vacinação previsto para julho.

“Portanto, teremos condições para iniciar a vacinação com as 40 milhões de doses, se possível, em julho”, disse Doria. O investimento para a produção do novo imunizante virá do governo estadual e do próprio Instituto Butantan.

Tecnologia e custos da Butanvac

Segundo Dimas Covas, o imunizante do Instituto Butantan usa a mesma tecnologia das vacinas da gripe, que é mais barata do que outras vacinas.

“Em princípio, essas vacinas que usam essa tecnologia [da vacina da gripe] são muito baratas, as mais baratas do mundo. Esperamos que aconteça o mesmo com essa vacina [Butanvac], que ela tenha um custo bem inferior”.

Segundo ele, não há recursos do Ministério da Saúde até este momento. “O Ministério da Saúde está tomando conhecimento desta iniciativa neste momento, assim como todos vocês”, disse. 

De acordo com Doria, a produção da Butanvac será custeada pelo governo do estado e pelo próprio instituto. 

📸 CNN (26.mar.2021)

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem