Decreto autoriza venda de produtos de chocolate no formato drive thru durante a semana da Páscoa no Ceará


O governo do estado do Ceará publicou neste sábado (27) o novo decreto de isolamento social rígido válido para todo o estado até o domingo de Páscoa, dia 4 de abril. O documento autoriza a comercialização de produtos de chocolate, como ovos de Páscoa e similares, contudo no formato de drive thru, em que o comprador adquire o item sem precisar sair do carro. A medida vale exclusivamente no período de vigência do decreto.

Também foram liberados os serviços de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, inclusive quando prestados em clínicas. Em ambos os casos deverão ser observadas as medidas de segurança para evitar o contágio da Covid-19 como uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), prorrogou o decreto de isolamento social rígido até o dia 4 de abril. O atual decreto que está em vigor no Ceará vale até domingo, 28 de março. O gestor se reuniu com o comitê que delibera sobre o decreto estadual de enfrentamento à Covid-19.

Segundo Camilo, as regras permanecem as mesmas. Os dados de infectados e de óbitos por Covid já mostram um princípio de estabilidade, após o início do atual isolamento. Dessa forma, o gestor adianta que há possibilidade de abertura das atividades essenciais a partir do dia 5 de abril, caso os índices permaneçam apresentando queda.

O isolamento rígido em Fortaleza completou três semanas, e está próximo da marca de 14 dias em todo o Ceará, por isto, o governador avaliou esse período. “Isso mostra que tem trazido resultados importantes, e esse isolamento social rígio está trazendo o efeito que se buscava, que é reduzir a transmissão e número de casos aqui no estado”, revelou Camilo.

Contudo, o governador reforçou que ainda não é o momento de flexibilização, especialmente com feriados nos próximos dias. “Ainda há muitas incertezas, então a nossa decisão é manter o isolamento social rígido ainda por uma semana, principalmente aproveitando a próxima semana, que é a Semana Santa, e vamos ter dois feriados juntando com final de semana”, complementou Camilo.

Chegada de novas vacinas

O Ceará recebeu nesta sexta-feira (26) mais 158.100 doses de vacinas contra a Covid-19. O 11º lote recebido no estado contém 124 mil da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instittuto Butantan, e 33 mil da Oxford/Astrazeneca.
As duas vacinas devem ser aplicadas em duas doses em cada pessoa para garantir a imunidade. No Ceará, as doses serão todas aplicadas, sem retenção para a segunda dose.

Aplicação das vacinas

No Ceará, as vacinas são aplicadas em dois grupos prioritários: idosos e mais e profissionais da saúde. Em Fortaleza, idosos de 70 anos ou mais já recebem as doses.
O Ceará já aplicou 806.881 doses desde que começou a receber os imunizantes. Desse total, 204.390 pessoas tiveram a aplicação da segunda dose. Apenas com a aplicação das duas doses a pessoa é considerada imune a casos graves da Covid-19.

📸 Reproducão/EPTV

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem