Em entrevista nos EUA, Lula pede que Biden compartilhe vacinas


O ex-presidente Lula falou à jornalista Christiane Amanpour, da rede de televisão americana CNN. Lula também chamou Biden de “respiro de democracia no mundo”

Em entrevista à rede de televisão americana CNN, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao presidente americano, Joe Biden, que doe a países mais pobres as vacinas excedentes dos Estados Unidos.

“Eu estou sabendo que os EUA têm vacinas extras e que não vão usar toda essa vacina. E essa vacina, quem sabe, poderia ser doada ao Brasil, ou a outros países, ainda mais pobres, que não poderiam pagar”, disse Lula.

A fala foi feita à jornalista Christiane Amanpour, famosa pela cobertura internacional nos EUA. Falando de São Paulo por videoconferência, Lula também disse que Biden deveria convocar uma reunião do G20, grupo das 20 principais economias do mundo do qual o Brasil faz parte, para falar sobre a vacinação.

O ex-presidente brasileiro disse que não poderia “pedir isso ao Trump”, se referindo ao ex-presidente americano que deixou o cargo em janeiro, mas que Biden é “um respiro de democracia no mundo”.

“Uma sugestão que eu gostaria de fazer ao presidente Biden por meio do seu programa é que é muito importante chamar uma reunião do G20 urgentemente”, disse Lula a Amanpour, segundo a fala traduzida para inglês replicada pela CNN.

“É importante convocar os principais líderes do mundo e colocar na mesa uma questão: vacina, vacina e vacina”, disse. “Eu estou pedindo ao presidente Biden para fazer isso, porque eu não acredito no meu governo. Eu não poderia pedir isso ao Trump, mas Biden é um respiro de democracia no mundo.”

Biden foi vice do ex-presidente americano Barack Obama entre 2009 e 2016, período que coincidiu rapidamente com a presidência de Lula, entre 2003 e 2010 — e sobretudo com a da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016, com quem Biden se encontrou em suas duas visitas ao Brasil, em 2013 e 2014.

Exame / IMAGEM: Lula, Biden e outros líderes em reunião antes do G20 em 2009: o ex-presidente brasileiro pediu a Biden que convoque encontro de presidentes (Martin Bernetti/AFP/Getty Images)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem