Empresário que gravou vídeo de ameaça a Lula presta depoimento em SP


A Polícia Civil de Artur Nogueira, no interior de São Paulo, localizou, nesta quarta-feira (17/3), o empresário José Sabatini, que gravou um vídeo com ameaças ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O homem, de 70 anos, teve a identidade confirmada e foi levado à capital São Paulo para prestar depoimento.

No vídeo, que ganhou repercussão em redes sociais, o empresário aparece em um campo de futebol utilizando uma camiseta do Brasil e com uma bandeira do país enrolada na cintura. Ele também porta uma arma de fogo e a utiliza para fazer disparos. Ele xinga o ex-presidente e diz que Lula “vai ter problema”.

A pedido do governador do estado, João Doria (PSDB), a Secretaria de Segurança Pública abriu uma investigação contra Sabatini. O depoimento prestado faz parte do processo. Segundo informado pela pasta, o conteúdo das investigações não será divulgado por questão de sigilo.

Segundo o portal G1, a polícia apura crimes de ameaça, incitação ao crime, calúnia, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo.

Além da apuração de segurança, o empresário foi citado em uma decisão judicial. A 7ª Vara Cível de São Bernardo do Campo (SP) determinou a proibição de divulgação ou propagação de mensagens com o mesmo conteúdo do vídeo. Se o empresário descumprir a medida, pagará multa diária que poderá variar entre R$ 1 mil a R$ 100 mil.

Em decisão, o juiz Fernando de Oliveira Domingues Ladeira aponta que José Sabatini fez “exercício abusivo da liberdade de expressão”, e que fez simbolismo do uso da arma de fogo “de forma ilegal”.

PT vai processar empresário
No domingo (14/3), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou em rede social que o partido vai processar e cobrar indenização do empresário José Sabatini por conta do vídeo compartilhado.

Correio Brasiliense

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem