Idoso de 85 anos vai montado em jumento receber a vacina contra a Covid-19 em Jaguaribe


Um idoso de 85 anos foi imunizado com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 montado em um jumento no município de Jaguaribe, interior do Ceará, nesta sexta-feira (19). Morador do Sítio Torrões, ao receber a equipe de profissionais para a vacinação, José Gonçalves de Lima pediu que a dose fosse aplicada com ele em cima do jumento, pois tinha pressa. “Faça aqui mesmo, estou tão avexado”, disse o idoso.

José foi imunizado com a vacina de Oxford/Astrazeneca no sítio de sua propriedade, assim como outros moradores da região. A equipe de profissionais se deslocou aproximadamente 30 km para chegar ao sítio.

Chegada de novas vacinas

O Ceará recebeu na manhã deste sábado (20) o 10º lote de vacinas contra a Covid-19. A carga contém 182.850 doses do imunizante, sendo 162.600 da CoronaVac, imunizante produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e 20.250 da AstraZeneca, desenvolvido pela universidade inglesa de Oxford. Com a nova remessa, o Ceará recebeu um total de 1.175.250 doses, nas seguintes datas:

Grupos prioritários

No Ceará, as vacinas são aplicadas em dois grupos prioritários da primeira fase da campanha: idosos com 75 ou mais e profissionais da saúde.

A secretária da Saúde Fortaleza, Ana Estela, afirmou na terça-feira (9) que a capital cearense está próxima de finalizar a primeira fase da vacinação. Pessoas dos grupos prioritários das fases seguintes já podem se cadastrar e aguardar pelo recebimento da dose.

A Secretaria da Saúde informou na terça-feira (16) que 56 cidades do Ceará já vão avançar para a segunda fase da vacinação, o que inclui idosos com 60 anos ou mais. A pasta, no entanto, não divulgou a lista das cidades.

Neste sábado (20), algumas cidades já iniciaram a ampliação da faixa-etária de idoso para vacinação, é o caso de Caucaia, que realiza um drive-thru para idosos a partir de 72 anos receber a primeira dose do imunizante

📸 Divulgação

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem