Logística de distribuição no Ceará garante vacinas a todos os 184 municípios em até 24 horas


Desde que recebeu seu primeiro lote de vacinas contra Covid-19, no dia 18 de janeiro de 2021, o Ceará tem distribuído os imunizantes a todos os seus 184 municípios de forma proporcional, e em um prazo estimado de apenas 24 horas. Mas isso só foi possível por conta da logística desenvolvida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde (Sesa), que concluiu os repasses dos 10 lotes das doses em um plano de distribuição que envolve aviões, helicópteros e caminhões.

Foram traçadas seis rotas de distribuição em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), e duas terrestres, contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), que compreendem os municípios de Caucaia, Maracanaú, Baturité, Canindé, Itapipoca, Aracati, Quixadá, Russas, Limoeiro do Norte, Sobral, Acaraú, Tianguá, Tauá, Crateús, Camocim, Icó, Iguatu, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte e Cascavel.

A estratégia tem o objetivo de garantir a conservação e agilidade no envio dos imunizantes para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto à secretaria de saúde de cada município cearense, e fazer com que a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará continue da forma mais célere possível.Segurança

Com a utilização de diversas equipes, a Polícia Militar do Ceará atua sempre na escolta e segurança das vacinas, desde o desembarque no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins até a chegada aos mais variados destinos selecionados por meio de rotas pré determinadas e estabelecidas pela Sesa.

Além do emprego de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para o envio de lotes da vacina a cada envio para a Grande Fortaleza e municípios do Interior, também já foram utilizadas até seis aeronaves, sendo três aviões, e três helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS para realizar o carregamento das vacinas até grandes cidades do Interior para distribuição nas demais localidades.

Vacinômetro

Com a chegada do 10º lote, o Ceará recebeu um total de 1.175.250 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, são 1.002.000 da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 173.250 da Oxford/AstraZeneca, do laboratório AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O número de vacinas aplicadas pelos municípios é atualizado diariamente no Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até a noite de sexta-feira (19), o sistema registrou 659.772 doses aplicadas, sendo 470.398 como primeira dose e outras 189.374 em segunda dose. Parte das novas cargas de vacina recebidas pelo Estado fica reservada para a segunda dose dos grupos prioritários em andamento.

📸 Tiago Stille e Nivia Uchoa

Fonte: Governo do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem