Camilo mantém decreto atual, mas libera atividades físicas individuais em espaços abertos


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, neste sábado (17), que o decreto de isolamento social vigente no Ceará será prorrogado por mais uma semana e liberou as atividades físicas individuais em espaços públicos do Ceará. Neste fim de semana, porém, não há alterações.

“Vamos manter o decreto por sete dias para avaliar com mais segurança, pois há uma pressão muito alta na procura por atendimento no Ceará. Vamos aguardar a próxima semana para avaliar o ciclo epidemiológico de 14 dias. Passa a ser autorizada as atividades físicas individuais em espaços públicos e o isolamento rígido continua aos fins de semana”, disse Camilo.

O que prevê o isolamento social rígido no Ceará:

O Isolamento social rígido continuará vigente aos fins de semana. E haverá toque de recolher diariamente, das 20h às 5 horas;

Escolas autorizadas a funcionar, com até 35% da capacidade, para Educação Infantil (4 e 5 anos) e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;

Igrejas autorizadas para atividades presenciais com 10% da capacidade;

Atividades comerciais detalhadas no texto do decreto no Diário Oficial do Estado poderão funcionar com até 25% da capacidade, em horários diferenciados, das 10h às 16h ou das 12h às 18h. Dentre elas: comércio de rua (10h às 16h) e shopping (12h às 18h), restaurantes de rua (10h às 16h) e de shopping (12h às 18h);

Na sexta-feira (16) o governador se reuniu com o comitê que delibera sobre as ações de combate a Covid-19 no Estado. “Toda semana o Comitê se reúne, onde nós avaliamos os números e toda semana é feito um relatório que subsidia o decreto no Ceará”, disse Camilo.
O decreto com as novas normas deverá ser publicado ainda neste sábado, no Diário Oficial do Estado (DOE).

O atual decreto estadual permitiu a reabertura econômica de forma gradual. Com isso, setores do comércio e alimentação fora do lar podem funcionar de forma reduzida e em horários específicos. Também foi permitido que escolas da educação infantil ampliassem o funcionamento presencial para crianças de 4 e 5 anos e escolas que ofertam 1º e 2º do ensino fundamental puderam reabrir as turmas, com limitação de 35% da sua capacidade. Além disso, o Estado tem toque de recolher e fechamento de todos os serviços não essenciais durante o fim de semana.

O Ceará registra 616.022 mil casos confirmados de Covid-19 e 16.163 óbitos pela doença desde o início da pandemia, conforme dados da plataforma Integrasus, atualizada às 8h12 deste sábado.

Taxa de transmissão

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, também participou da live transmitida nas redes sociais.

Conforme Dr. Cabeto, há uma redução permanente da taxa de transmissão da Covid-19 em todas as regiões do Ceará. A taxa, aplicada semanalmente, tem o número 1 como margem. Para que se atinja um patamar de redução da pandemia, conforme explicado por Cabeto, é preciso que este número esteja abaixo de 1.
“A taxa de transmissão, aplicada semanalmente, comparando essa evolução dá para ver uma tendência de queda mesmo quando comparando em reação ao número de óbitos e casos em Fortaleza”, afirma.
Segundo o secretário da Saúde, alguns municípios do Sertão Central, Região do Jaguaribe e Litoral Leste do Ceará ainda tem taxa de transmissão acima de 1.

📸 Reprodução

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem