Mais de 70 pessoas sem emprego no Crajubar devido a mudanças na empresa de transporte público


É previsto que cerca de 70 pessoas fiquem sem emprego devido a decisão da empresa ViaMetro de extinguir o cargo de cobrador no transporte publico, todas as linhas urbanas na cidade de Juazeiro só funcionam com motoristas exercendo dupla função, Linhas de Barbalha e Missão Velha do transporte intermunicipal também estão com a mesma forma de trabalho.

O uso da tecnologia e a pandemia são algumas das justificativas dadas pela empresa, o primeiro fato é constante há anos no país, onde varias empresas estão dispensando os funcionários para o uso da tecnologia, isso com aval do governo do estado que emitiu um decreto em abril de 2020, permitindo que as empresas dispensem os cobradores para o uso de tecnologia.

Eles esquecem que dispensar o serviço de cobradores aumentará o número de desempregados e a sobrecarga de serviços para os motoristas no serviço convencional “que tem embarque e desembarque de cadeirantes e a conferencia de documentos”. A retirada dos cobradores coloca os passageiros em risco a partir do momento que o motorista desce para realizar o embarque de cadeirantes deixando o veiculo ligado, ficando a mercê de pessoas mal intencionadas, de embreagados e pessoas com problemas psicológicos que ao ver a direção livre com o veiculo em funcionamento, podem acabar tomando posse e causando um grave acidente, além disso ainda existe a possibilidade de ficar mais propicio a assaltos.

Como fica a segurança, o estado emocional e psicológico do motorista sobrecarregado com essas funções que antes eram do cobrador?

Somos a favor da tecnologia quando ela não vem na contramão de melhores condições de trabalho, segurança e bem-estar dos usuários.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem