Se Ceará fosse um país, estaria em 26º lugar em ranking mundial de mais óbitos por Covid-19


O Ceará contabiliza, até a noite de segunda-feira (5), 14.692 mortes confirmadas por Covid-19. Além disso, nesta segunda o Ceará registrou 285 novos óbitos em decorrência do coronavírus, segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do estado (Sesa). Entre esses óbitos, 23 aconteceram nas últimas 24 horas.

Caso o estado do Ceará fosse uma nação, estaria em 26º lugar no ranking mundial de países com maiores números absolutos de mortes por Covid-19. O número de mortos pelo coronavírus no estado chega perto do mesmo número contabilizado no Iraque.

Entre os países, aparecem no topo da lista das nações com mais óbitos por Covid os Estados Unidos, com 569.438 mortes; e o Brasil 333.153.
Até o momento, 559.431 casos de Covid-19 foram confirmados no Ceará. O estado tem batido recorde de óbitos pela doença pandêmica. O número registrado nesta segunda-feira foi o segundo maior de mortes entre as atualizações do IntegraSUS desde o começo da pandemia, superando uma marca que foi atingida no último dia 31 de março, quando foram contabilizados 282 óbitos em um dia.

O maior número segue no dia 2 de junho de 2020, quando foram mais 316 mortes, conforme o IntegraSUS.

Apesar da segunda pior marca da pandemia no estado, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que o isolamento social tem surtido efeito na estabilização da procura por atendimento de saúde e no número de infectados com coronavírus. Por isto, ele prorrogou o isolamento social rígido pelos próximos sete dias, com intenção de iniciar a reabertura gradual dos serviços não essenciais no próximo dia 12.

UTIs e enfermarias

O Ceará tem, ainda de acordo com o IntegraSUS, 93,4% de taxa de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); e 81,27 entre as unidades de enfermaria.
O estado tem ainda 884 pacientes aguardando transferência nas unidades hospitalares; sendo 518 para leitos de UTI e 366 para enfermaria.

📸 Jarbas Oliveira/AFP

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem