Submarino da Indonésia desaparece com 53 pessoas a bordo


Um submarino da Indonésia com 53 pessoas a bordo perdeu contato com a Marinha do país enquanto realizava manobras de treinamento nas águas ao norte da ilha de Bali nesta quarta-feira, 21.

O Ministério da Defesa diz que o submarino perdeu contato após receber autorização para mergulhar. Segundo a mídia local, a Marinha acredita que a embarcação afundou em uma depressão a 700 metros de profundidade.

Hadi Tjahjanto, comandante das Forças Armadas Nacionais da Indonésia, disse à Reuters que o contato com o navio foi perdido na manhã de quarta-feira, e que navios de guerra estavam procurando águas a cerca de 100 quilômetros ao norte de Bali, uma ilha da Indonésia.
“Perdemos contato cedo, às 3h (horário local, 16h de terça-feira em Brasília)”, afirmou o almirante Julius Widjojono, porta-voz da Marinha do país. “As tarefas de busca prosseguem e sabemos que a área é muito profunda”. Ele afirmou que o submarino não poderia ser alcançado.

Equipes de resgate encontraram um vazamento de óleo perto do local onde a embarcação submergiu, segundo autoridades. Dois navios com capacidade de sonar foram enviados à região para ajudar nas buscas.

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, formado por mais de 17 mil ilhas. Bali é uma ilha e província do país, entre as ilhas de Java (a oeste) e Lombok (a leste).
O submarino KRI Nanggala-402 pesa 1.395 toneladas e foi construído na Alemanha em 1977. Ele foi incorporado à frota indonésia em 1981 e passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul que foi concluída em 2012.

O analista militar Soleman Ponto disse à agência de notícias Reuters que é muito cedo para determinar o que aconteceu. “Não sabemos ainda se os equipamentos de comunicação quebraram ou se o submarino afundou. Temos que esperar pelo menos três dias”.
As autoridades pediram ajuda a Índia, Singapura e Austrália, que passaram a auxiliar nas buscas.

O submarino, um dos cinco operados pelos militares indonésios, foi construído na década de 1970 e reformado em 2012, de acordo com relatos da mídia.
As vastas águas da Indonésia, em torno de um arquipélago de mais de 17.000 ilhas, abrangem mais de 4.000 quilômetros de leste a oeste e quase 2.000 de norte a sul.  

📸 INDONÉSIA MILITAR / AFP

Fonte: Estadão Conteúdo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem