Alunos e professor são mortos em ataque a tiros em escola na Rússia


Oito pessoas foram mortas e mais de 20 ficaram feridas em um ataque a tiros em uma escola em Kazan, na Rússia, nesta terça-feira (11).

Um suspeito de 19 anos foi preso e uma arma, apreendida.

O ataque começou às 9h30 (horário local, 3h30 em Brasília). Ele abriu fogo contra os alunos da escola, tem 1.049 alunos e 57 funcionários.

Segundo autoridades de saúde, 21 pessoas foram hospitalizadas após o ataque, incluindo 18 crianças. Seis estão na UTI.

“Seis menores de idade se encontram em estado grave”, afirmou Lazat Jaydarov, porta-voz do governo do Tartaristão, cuja capital é Kazan.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram crianças pulando da janelas do prédio de três andares para escapar dos tiros.
A escola foi cercada pela polícia, e outro vídeo mostra um jovem sendo imobilizado no chão por policiais do lado de fora do prédio. A identidade do suspeito não foi revelada.

Testemunhas dizem ter ouvido uma explosão e depois os tiros. Alguns estudantes conseguiram escapar do prédio durante o ataque, mas outros ficaram presos lá dentro e foram retirados depois.

Rustam Minnikhanov, governador do Tartaristão, disse que as vítimas são estudantes do oitavo ano. “Perdemos sete crianças, alunos do oitavo ano. Quatro meninos e três meninas”.

Terrorismo descartado

Minnikhanov visitou a escola e afirmou que o atirador tinha permissão para portar a arma que usou no crime. “O terrorista está preso, [tem] 19 anos. A arma de fogo está registrada em seu nome”.

Inicialmente chegou a ser divulgado que havia um segundo atirador, mas a informação foi corrigida. “Outros cúmplices não foram identificados e uma investigação está em andamento”, disse o governador.

O Comitê de Investigação da Rússia descartou a hipótese de terrorismo. “O agressor foi detido e sua identidade, estabelecida. É um morador local”, afirmou o comitê em um comunicado.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos.
Devido ao ataque, Putin também ordenou a revisão da regulamentação sobre os tipos de armas permitidas para uso civil.
Tartaristão é uma região de maioria muçulmana no centro da Rússia, e sua capital Kazan fica a 725 km a leste de Moscou e tem mais de 1,2 milhão de habitantes.

Ataques em escolas

Ataques em escolas são raros na Rússia. Oito crianças e uma professora ficaram feridas em 2018 após dois homens mascarados atacarem o local com armas brancas.
No mesmo ano, um estudante de faculdade matou 19 antes de se matar na Crimeia, região da Ucrânia que foi anexada à Rússia.

Foto: Roman Kruchinin/AP

Fonte: Portal G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem