Ceará terá Observatório Costeiro e Marinho


Em breve, o Ceará terá um Observatório Costeiro e Marinho. O instrumento que está inserido na programação estadual para a temática, configura-se como um dos produtos do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará no âmbito do Programa Cientista Chefe-Meio Ambiente (Funcap/Sema/Semace). “Será mais uma ponte entre a Ciência, Inovação e Políticas Públicas quanto à Gestão Costeira e Marinha do nosso estado”, afirma Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Segundo Marcelo Soares, coordenador do Cientista Chefe-Meio Ambiente, o Observatório Costeiro vai contribuir de forma participativa para o desenvolvimento sustentável na Zona Costeira cearense, já que está sendo concebido como um espaço de participação social. “Vai nos auxiliar na tomada de decisões referentes à Zona Costeira e Ambiente Marinho”, disse. “Está sendo planejado há cerca de um ano e está aberto a sugestões”, completou.

O projeto conta com professores/pesquisadores/técnicos da Sema, da Superintendência Estadual do Ceará (Semace), da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), da Marinha do Brasil, de representantes dos 23 municípios costeiros do estado, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), da FUNCAP/Programa Cientista-Chefe, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC), de vários departamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Contribuições e sugestões para o processo de construção do Observatório Costeiro e Marinho do Ceará podem ser enviadas para o e-mail cientistachefesema@gmail.com.

Foto: Eduardo Lacerda Barros

Fonte: Governo do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem