Crato reduz casos de dengue e continua educação e busca ativa


A Prefeitura do Crato, através de sua Secretaria de Saúde, registrou de janeiro até o mês de abril, 74 casos confirmados de dengue. A doença é um desafio para todos os municípios, principalmente na época mais chuvosa. Fruto do trabalho conjunto entre poder público e toda a comunidade, o município não enfrenta surto da doença, atualmente.

Em 2020, o Crato registrava em média 127 casos de dengue por mês. Em 2021, essa média caiu para 18,5 casos por mês. Conforme esclarece a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Arlene Sampaio, a população deve continuar alerta para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegipty.

“É importante, principalmente neste período de chuva, que a gente acenda um alerta para os cuidados com as arboviroses, em especial a dengue. Fazemos um apelo à população para seguir as orientações de prevenção. E junto a isso, os agentes de endemias estão em campo todos os dias realizando atividades educativas e fazendo o tratamento e a busca ativa de casos no território municipal”, afirma Arlene Sampaio.

Por conta da pandemia, o trabalho dos agentes de saúde está limitado à área externa das residências. No interior das casas, a atuação é dos moradores. Semanalmente, é importante realizar a limpeza no domicílio, principalmente nos quintais, eliminando recipientes que possam acumular água.

Foto: Divulgação

Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem