‘Estamos aqui, o milagre’, diz grávida que recebeu alta após 28 dias internada com Covid-19 em Barbalha


“Milagre”, essa é a palavra usada por Maria Alexandra Alves de Lima da Silva, 30 anos, para descrever a alta após ficar 28 dias internada, dez deles intubada, com Covid-19 no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, no interior do Ceará. Nesta terça-feira (18) a dona de casa, grávida de seis meses, deixou a unidade sob aplausos dos profissionais de saúde e foi recepcionada por familiares, que a aguardavam do lado de fora do hospital.

“Meu marido me disse que em vários momentos os médicos pensaram em tirar ela para salvar minha vida, pois meu caso era gravíssimo. Para honra e glória do nosso senhor Jesus Cristo estamos aqui, o milagre. Eu e Sara Vitória, que seria só Sara o nome, mas por essa vitória tão grande, que não é minha, é dele, eu optei por colocar Sara Vitória”, disse Maria Alexandra. O casal já tem uma filha de um ano.
O primeiro contato da gestante com a doença foi quando a mãe dela, Gualterina Alves de Lima da Silva, mais conhecida como Lêda, de 64 anos, foi diagnosticada.

“Primeiro foi a minha mãe, ela chegou ao hospital com o quadro hiperglicêmico, começou o tratamento para hiperglicemia, fez uma tomografia, porque estava com a garganta ruim e o médico falou que era os sintomas da Covid. Dias depois ela teve uma piora e durante exames no hospital descobriram que a saturação dela estava baixa e ela já ficou internada”, relembra.

Uma semana após a internação da mãe, Maria Alexandra apresentou sintomas gripais, mas decidiu tratar com remédio caseiros. Ela chegou a fazer um teste, que deu negativo para Covid-19. Dias depois o estado dela piorou e o marido a levou ao hospital.

“Fui novamente para o hospital e o médico passou um swab, fiz no outro dia, deu negativo, mas como meus sintomas eram de Covid iniciaram um tratamento. Aí a tomografia mostrou que 55% do meu pulmão estava comprometido. Então chamaram um obstetra para conversar comigo, que informou que a minha gestação ainda era prematura e fariam o que pudesse comigo”, afirma.

Alexandra e a mãe ficaram internadas no mesmo hospital, mas em quartos separados. Cerca de uma semana após ser internada, a gestante teve uma piora no quadro clínico e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou intubada por dez dias.

Nesse período, a mãe de Alexandra morreu, em 28 de abril, por conta de complicações causadas pela Covid-19. No mesmo dia, a avó do marido dela, de 94 anos, que estava internada em outro hospital, também faleceu por conta da doença.
“Para mim, foi um momento muito difícil, porque a minha avó internada, a minha esposa intubada e minha sogra internada. Ela foi para a mesma UTI que minha sogra estava.

Acabou me deixando muito preocupado, porque ela estava muito grave. Já estava com minha avó internada no Santo Antônio, porque o pulmão dela estava todo comprometido. Dia 28 eu recebi uma ligação 5 horas da manhã e minha irmã informou que minha avó tinha falecido, momentos depois meu sogro me ligou informando que minha sogra também tinha morrido”, disse Diego Bento Lemos, marido de Alexandra.

Durante o tratamento, os médicos informaram a Diego que a mulher dele não estava reagindo aos medicamentos e só restava aguardar. Na última semana, Maria Alexandra teve uma melhora repentina, que surpreendeu a toda equipe médica.

“Ela estava sem reagir, quando eles foram fazer o desmame o pulmão não estava respondendo e me falaram que só podiam aguardar, pois já tinham feito de tudo. Quando a médica retornou ela estava acordada. Eu mesmo não acreditava nessa doença, mas a gente só sabe quando está perto da família”.

Só após sair do coma a gestante ficou sabendo da morte da mãe. “‘A gente chora saudade sim, porque mãe é mãe, e nossa mãe era uma pessoa maravilhosa. Mas não tem motivo para a gente está chorando, porque a gente sempre demonstrou amor por ela”, afirma a dona de casa.

Agora a família aguarda a chegada de Sara Vitória e vai redobrar os cuidados com a Covid-19. “Agora a gente está tendo mais cuidado ainda, porque ela chegou do hospital agora e precisa se recuperar”, disse Diego.

Foto: Lorena Tavares/ SVM

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem