Idomed reúne 14 escolas Médicas e combina alta tecnologia a práticas humanizadas em prol da formação médica


Formado pela união das escolas de Medicina da Estácio, FAMEAC, FAPAN e UniFacid, o Idomed é criado para consolidar a tradição e inovação de uma operação com 14 unidades localizadas em todas as regiões do País. Excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada, com um amplo ecossistema de plataformas virtuais e de conteúdo digital (vídeo aulas, casos clínicos comentados, simulados etc.) e conexão com a carreira médica são os quatro pilares do grupo, que também vai contribuir para que cada vez mais jovens tenham a oportunidade de ingressar no curso que irá capacitá-los para exercer, mais do que uma profissão, sua vocação.

Um dos elementos de forte diferenciação é a orientação a aulas práticas e a inserção dos alunos na rede de Saúde ao longo de sua formação. O ensino Idomed tem mais de 60% da carga horária do curso entregues por meio de atividades práticas. Mais de 130 unidades, como policlínicas, serviços de pronto atendimento e hospitais, formam a maior rede associada ao ensino médico do país. Dois eixos curriculares, em particular, estão orientados à inserção dos alunos em Unidades Básicas de Saúde, o que promove forte impacto também na qualidade do atendimento médico nas comunidades em que as escolas estão instaladas. Nos campi, essa orientação à prática é sustentada pelos laboratórios de microscopia, multidisciplinares e de anatomia, por exemplo, que permitem contato com modelos reais, sintéticos e virtuais.

 

A tecnologia aplicada oferecida aos alunos amplia a aprendizagem com treinamento em laboratórios de simulação realística, mesa de dissecação digital e laboratório de anatomia em realidade 3D – em suas versões mais modernas do mercado. Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento de prontidão, a partir de treinamento em ambientes controlados, e da atuação nos mais variados níveis de complexidade, de simples suturas ao manejo de paradas cardiorrespiratórias.

“A base humanística dos médicos, que precisam ser preparados para desafios de todos os tipos em suas carreiras, anda de mãos dadas com questões-chave como atualização científica constante e uso intensivo de tecnologia. O Idomed representa esse projeto acadêmico de sucesso que associa cuidado com tecnologia, tradição com inovação, formação científica com prática médica. O que estamos apresentando aos docentes, alunos e comunidade médica é a consolidação dessa abordagem para o ensino de Medicina, que não tem, hoje, paralelo no mercado”, diz Silvio Pessanha, Diretor Nacional de Medicina do Idomed.

Por fim, o Idomed apresenta também o mais moderno sistema de conexão com a carreira médica, que é reunido sob o programa nacional Idomed Carreiras. Hoje, ainda é comum que o médico conclua sua formação sem fundamentos sobre empreendedorismo, gestão e gerenciamento de carreira, ativos atuais importantes para os profissionais da área médica. Associados ao Idomed Carreiras estão os programas de atividades extracurriculares, pesquisa e extensão, além de cursos de pós-graduação e as novas especializações.

Pós-Graduação e Educação Continuada

O Idomed possibilitará ainda o fortalecimento de todas as escolas integrantes no que diz respeito a programas de pós-graduação e de especialização médica. Somente em 2020, 18 novos cursos de especializações foram lançados, sempre em parceria com hospitais de referência, como, por exemplo, a Casa de Saúde São José e o Hospital Vitória, ambos no Rio. As instituições do Idomed são credenciadas para ministrar cursos com chancela internacional de qualidade, como os da American Heart Association, referência global em pesquisa, ensino e emissão de protocolos em cardiologia e ressuscitação cardiopulmonar. Também estão em plena expansão os programas de residência médica ofertados pelas escolas do grupo, que são credenciados pelo MEC. Atualmente, estão em operação nas unidades de Alagoinhas (BA), Jaraguá do Sul (SC) e Angra dos Reis (RJ), também parceria com os principais hospitais da região.

Para os próximos meses, o grupo prepara o lançamento de novos produtos. Uma linha de desenvolvimento está voltada para a oferta de suporte teórico aos programas de residência médica, um dos pontos fortes do grupo. Também está sendo completamente reformulado o portfólio de cursos preparatórios para residência e provas de títulos para especialistas, outra demanda importante de mercado, que amplia o acesso à expertise do grupo a recém-formados de todo o país. Uma terceira iniciativa será a ampliação da abrangência dos cursos livres e de extensão, que visam permitir aos alunos alta performance em especialidades com demanda crescente no setor de saúde.

A simbiose entre o ensino tradicional protagonizado por um corpo docente com alta titulação e especialização, bem como as práticas presenciais e a alta tecnologia, incluindo os fatores potencializadores do ambiente digital, conforme destaca Pessanha, está alinhada às necessidades dos futuros médicos e dos pacientes. “O Idomed é um divisor de águas na história da educação médica, considerando que nosso modelo de ensino permeia integralmente a vida acadêmica e profissional do aluno, que além da graduação, pode se especializar e realizar outros cursos em alguma instituição da marca, assim como contar com o apoio de áreas específicas para o direcionamento da sua atuação”, explica o Diretor Nacional de Medicina do Idomed.

Vestibular Unificado de Medicina do Idomed – O Idomed está com as inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina para entrada no segundo semestre de 2021. Estão sendo oferecidas 394 vagas e os candidatos podem optar por ingressar nas instituições das cidades de Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Cáceres/MT, Canindé/CE, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ e Teresina/PI. O processo seletivo será realizado pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro (Econrio) e os interessados podem realizar a inscrição até o dia 9 de junho, por meio do site econ.rio.br/unificado21-2. Os candidatos poderão concorrer realizando o vestibular 2021.2, que será online, ou aplicando o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de anos anteriores (válidas as notas de 2016 a 2020).

Sobre o Idomed – O Idomed é um grupo que reúne 14 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento acadêmico. Estamos presentes em todas as regiões do país, com mais de seis mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização e cursos de atualização. Está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem