Média de mortes diárias por Covid volta a subir no Ceará nos últimos sete dias


A média móvel de óbitos por Covid-19 no Ceará voltou a subir nos últimos sete de maio, entre os dias 20 e 26. A média, que chegou a 71 óbitos no dia 11 chegou a 100 nesta quarta-feira (26). No entanto, ainda não é possível definir se há uma tendência de alta no estado.
Para calcular a média móvel, basta somar o número de casos ou mortes do dia com o dos 6 dias anteriores.

Para saber a tendência, é preciso calcular a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Por exemplo, a média móvel do dia 14 será comparada com a média móvel do dia 1º.

O Ceará decretou lockdown (medidas restritivas mais rígidas) em abril de 2020. Apenas o comércio essencial (como farmácias e supermercados) ficaram abertos. Bares, restaurantes foram fechados, e as aglomerações foram proibidas.

A reabertura econômica ocorreu de forma gradual em junho e nos meses seguintes. O uso de máscara segue obrigatório em todo o Ceará, e as multidões continuam proibidas. Eventos também não podem ser realizados.
A segunda onda, em 2021, levou a um novo fechamento do comércio e atividades consideradas não essenciais. A reabertura progressiva ainda ocorre em todo o estado.

Foto: Reprodução/EPTV

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários