Projeto de Juazeiro do Norte estreia espetáculo ”O cheiro da lycra” na MOPI, nesta sexta-feira (28)


Apresentação acontece nesta sexta-feira, 28, às 16h, pelo YouTube do Porto Iracema. A Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI), que encerra o ano letivo 2020-21 na Escola, iniciou nesta segunda-feira (24)

“O Cheiro da Lycra” é o título do espetáculo que o projeto Corpos/Danças (des)fronteirizades, do Laboratório de Dança, vai apresentar nesta sexta-feira, 28, às 16h, durante a Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI). A transmissão ocorre pelo Youtube da Escola e estará acessível em Libras. Esta é a 8° edição da MOPI, que encerra o período letivo da escola, e este ano acontece de forma completamente remota.

”O Cheiro da Lycra” é uma obra, ainda em processo de construção, da Cia Alysson Amancio, de Juazeiro do Norte. A pesquisa colaborativa tem a participação dos artistas Luiz Renato e Kel Maia, além da tutoria do bailarino e coreógrafo Fauller. Após a exibição do trabalho, o público poderá conversar com os artistas do projeto sobre o processo de criação.

A dramaturgia se faz a partir das memórias do intérprete-criador Alysson Amancio, seus enfrentamentos de assumir-se como gay/bailarino/negro, tendo nascido “macho” no interior do Ceará, onde as expectativas eram, e ainda são, na maioria dos casos, marcadas por estereótipos de gênero. “O Cheiro da Lycra” fala sobre a constante e árdua luta de descolonializar-se da brancacisheteronormatividade. 

O artista explica: ”É um solo de dança contemporânea. Comecei essa pesquisa em 2019, quando estava no doutorado pesquisando sobre colonialidade, resistência e enfrentamento. Senti necessidade de pensar isso no corpo também”. A obra tem duração média de 30 minutos e é um desdobramento de outra apresentação da Cia, intitulada ”Cabra da Peste”.

A apresentação do projeto na MOPI será em vídeo. Toda a apresentação foi gravada em Juazeiro do Norte, no Teatro Luaciany Maria. ”Mesmo que a obra ainda esteja em processo, a gente já tem um resultado que achamos importante compartilhar”, complementa Amancio.

Ficha Técnica

Proponente: Alysson Amancio
Colaboradores: Luiz Renato e Kel Maia
Tutoria: Fauller
Imagens e edição: Michel Leocaldino
Música: Lynn da Quebrada
Poesia: Patativa do Assaré
Fotos: Luiz Renato

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Nesta sexta-feira, 28, projeto de Juazeiro do Norte estreia espetáculo “O cheiro da lycra” na MOPI
Quando: 28 de maio, sexta-feira, às 16h
Onde: canal no Youtube do Porto Iracema das Artes
Gratuito, aberto ao público e acessível em Libras.

Foto: Luiz Renato –

Fonte: Governo do Ceará

Postar um comentário

0 Comentários