A Nasa está começando a levar OVNIs a sério


O novo chefe da Nasa, Bill Nelson, ainda em seu primeiro mês no cargo, está preparando um esforço para ampliar os estudos sobre objetos voadores não identificados (OVNI).
Nelson, ex-senador da Flórida e veterano em viagens espaciais, contou em uma longa entrevista à CNN que não está claro para ninguém, mesmo nos escalões superiores da agência espacial dos Estados Unidos, o que são os objetos de alta velocidade que foram observados por pilotos da Marinha. 

Em sua opinião, eles não são evidência de extraterrestres visitando a Terra. “Acho que eu saberia” se fosse esse o caso, disse. Nelson reconheceu, porém, que seria prematuro descartar a hipótese como uma possibilidade.

Os comentários ecoam as conclusões de um novo relatório do Pentágono, previsto para ser divulgado no final deste mês. Cinco fontes familiarizadas com o estudo disseram à CNN que oficiais da inteligência dos EUA não encontraram evidências de que os OVNIs avistados sejam espaçonaves alienígenas, mas também não chegaram a uma conclusão definitiva do que os objetos misteriosos poderiam ser.

“Não sabemos se é extraterrestre. Não sabemos se é um inimigo. Não sabemos se é um fenômeno óptico”, disse Nelson. “Não achamos [que seja um fenômeno óptico] por causa das características que os pilotos dos jatos da Marinha descreveram. Mas o fato é que queremos saber.”

O secretário de imprensa da Nasa, Jackie McGuinness, disse que Nelson não estabeleceu uma força-tarefa formal para começar a investigar os objetos, mas orientou que os pesquisadores explorassem qualquer novo questionamento que julguem adequado sobre o assunto. 

OVNIs são há muito tempo objeto de fascínio nos Estados Unidos e no mundo. Essa obsessão ganhou fôlego extra depois que, em 2017, uma reportagem do jornal The New York Times apontou várias ocasiões em que pilotos militares norte-americanos observaram objetos misteriosos voando em alta velocidade e afirmou que uma investigação secreta do governo corria sobre o assunto.

Um dos registros mais famosos, capturado em um vídeo de 2004 e apelidado de “Tic Tac”, pela semelhança dos objetos voadores com a balinha cilíndrica que leva o mesmo nome, mostra o pequeno objeto saindo da tela e parecendo desafiar “as leis normais da física”, de acordo com o que contou piloto que capturou as imagens em um entrevista em 2019.

Nelson disse que a Nasa não está trabalhando diretamente com o Pentágono nesse relatório sobre os novos objetos avistados, mas afirmou que, se os cientistas da agência espacial conseguirem fazer progressos na pesquisa, “o Pentágono saberá”.

Em uma coletiva de imprensa na quarta-feira, Thomas Zurbuchen, um astrofísico e administrador associado da Nasa para ciência, indicou que não acredita que os OVNIs sejam evidências de uma civilização alienígena tecnologicamente avançada.

“As pessoas subestimam a natureza. A natureza é um lugar incrível onde muitos milagres acontecem. E uma vez que entendemos algo novo, dizemos ‘por que não pensamos nisso?'”, disse Zurbuchen. “Tudo que é feito no mundo da ciência é sobre tentar compreender objetos e tópicos não identificados. Então, usando as ferramentas da ciência, faremos tudo o for possível para levar nosso conhecimento adiante.”

Foto: Stars Academy Of Arts & Science/Reuters

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem