Brasil é o sexto país que mais descarta plásticos no mar


Os habitantes dos países ricos produzem muito mais lixo plástico do que os dos países pobres. No entanto, a equação se inverte quando se trata daqueles que mais descarregam no oceano, de acordo com um estudo publicado recentemente pelo Our World in Data.

As Filipinas são responsáveis por mais de um terço dos plásticos que são despejados nos oceanos, de acordo com a análise Our World in Data de um estudo publicado originalmente na revista Science Advances . Depois, vemos na lista outros países asiáticos: Índia (12,92%), Malásia (7,46%), China (7,22%) e Indonésia (5,75%).

Em sexto lugar da lista aparece o Brasil (quase 3,86%), o único americano da lista, seguido por três outros países asiáticos: Vietnã (quase 2,88%), Bangladesh (2,52%) e Tailândia (2,33%).
O décimo país que mais despeja plástico nos oceanos é a Nigéria (1,9%), o único africano entre os dez que mais poluem
Globalmente, 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam nos oceanos a cada ano. Esta é uma das principais ameaças que os mares enfrentam, juntamente com o aquecimento global, a pesca excessiva e os vazamentos de petróleo.

Os plásticos podem sufocar e prender algumas espécies aquáticas. E quando são microplásticos (têm menos de cinco milímetros de comprimento), podem até acabar no sistema digestivo de algumas espécies de vida marinha que os ingerem.

Foto: Brent Durand/Getty Images

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem