Educador físico recuperado da Covid-19 escreve livro sobre experiências no hospital


O educador físico Leonardo Gurgel Pinto passou total de 20 dias internado com Covid-19 em Fortaleza, recebeu alta no dia 26 de março, mas deve carregar consigo a experiência do período difícil ainda por muito tempo. Isso porque resolveu documentá-lo por meio de um livro, o ‘Leito 61 – Um Relato dos Meus 20 dias de Internação’.

Segundo ele, que teve a história divulgada pelo próprio Governo do Estado do Ceará, cerca de duas semanas foram dedicadas ao livro, que traz um histórico sobre o surgimento dos sintomas da doença até a saída da unidade hospitalar.
Um dos momentos mais difíceis da internação, ele escreve, aconteceu quando conseguiu ver a esposa após dias em tratamento contra a doença causada pelo coronavírus.

“Exatamente no 10º dia, no finalzinho da tarde, uma das técnicas estava trocando o meu acesso quando, de repente, um rosto muito conhecido apareceu detrás da porta: minha esposa. Eu não aguentei e chorei”, relata.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Todas as dificuldades vividas e a incerteza da melhora fizeram com que Leonardo visualizasse a importância de ter profissionais de saúde comprometidos com a recuperação dos pacientes.

Por conta disso, ele dedicou parte do livro à fisioterapeuta Ivone Lima, uma das responsáveis pelo acompanhamento do caso dele no Hospital São José (HSJ), onde ficou internado.

No local, ele foi indicado ao uso do capacete Elmo, equipamento que realiza o fornecimento da respiração artificial de modo não invasivo. Segundo Ivone, ele teria probabilidade de intubação, mas apresentou melhora com a Elmoterapia.

“No dia seguinte, ele já apresentou uma melhora clínica significativa. Com isso, percebemos que ele foi evoluindo aos poucos e que não havia mais necessidade de intubação”, afirma a profissional de saúde.

Recuperado da doença por completo, ele pontua que o livro é uma das portas para o sonho de abrir uma livraria e que, agora, um novo universo se abre com a saúde restaurada.
Por fim, Leonardo também agradece a todos que cuidaram dele no início deste ano. “Agradeço demais a atenção que me foi dada por cada um dos profissionais que me atenderam”, escreve na obra. 

Foto: divulgação/Governo do Estado do Ceará

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem