Município do Crato inicia Censo Canino e Felino


A Secretaria Municipal de Saúde do Crato iniciou nesta segunda-feira, 28, o censo populacional de cães e gatos, com os agentes de Endemias. O cadastro tem um intuito único de contabilizar o número real desta população domiciliada no Crato para o planejamento de políticas públicas eficazes de vigilância e combate a zoonoses, como a raiva e a leishmaniose. O censo será realizado na zona urbana e sede dos distritos, até o próximo dia 15 de julho.

Edmilson Nascimento, coordenador das equipes, explica como está sendo realizado o censo. “Os agentes de endemias visitam as residências, fazendo o levantamento do número de cães no município, junto à população. Os dados são importantes para balizar as políticas públicas, como por exemplo, as castrações, além de disponibilizá-las ao Ministério da Saúde. É importante informar que não é feito qualquer tipo de coleta de material para exames, tampouco, o recolhimento de cães. E que a população contribua com as informações”, comenta.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do Crato, Arlene Sampaio, afirma que “o Censo Canino e Felino é de suma importância também para os programas de vacinação e controle populacional, que influenciam diretamente na saúde pública”.

Foto: Divulgação

Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem