Ceará recebe lotes com 316 mil doses de vacinas contra Covid-19 CoronaVac e Pfizer


O Ceará recebeu, neste sábado (31), dois novos lotes de vacinas contra Covid-19. As remessas trouxeram 143.200 doses de Pfizer/BioNTech e 173.160 de CoronaVac, totalizando 316.360. O lote foi um pouco menor do que o previsto inicialmente pelo Ministério da Saúde, que era de 319.960.

Conforme o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), o órgão ministerial informou que a quantidade reduzida será compensada em próximas remessas. As vacinas que chegaram neste sábado serão utilizadas para primeira (D1) e segunda dose (D2) para dar continuidade ao processo de imunização no estado.

“É importante que todos fiquem atentos ao cadastro e às listas de agendamento nos municípios. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”, publicou Camilo.

Antecipação da vacina

A Comissão Intergestores Bipartite da Secrtaria da Saúde do Ceará na última sexta-feira (23) aprovou a possibilidade de adiantamento da vacinação contra a Covid-19 para intercambistas, pessoas que trabalham em regime de longas viagens, pacientes em tratamento fora de domicílio e em tratamento com imunossupressores. A antecipação poderá ser para tomar a segunda dose, ou para a aplicação de dose única.

De acordo com a resolução, as pessoas enquadradas em cada uma das situações citadas devem apresentar documentação comprobatória. No caso de estudantes vinculados a universidades brasileiras que precisam se vacinar para fazer intercâmbio em outro país, por exemplo, a instituição a qual pertencem precisa encaminhar documento único contendo a lista de alunos contemplados por período.

Poderão solicitar antecipação de segunda dose ou aplicação de dose única:

Intercambistas com bolsas de estudo e agendamento de viagem realizado

Trabalhadores embarcados em situações especiais que configurem dificuldade de acesso à referida dose em tempo hábil

Pessoas com necessidades de realização de procedimentos cirúrgicos ou tratamentos desde que justificado o risco de morte ou complicação, e a imposibilidade de aguardar o agendamento da sua dose

Pacientes com necessidade de iniciar tratamento com imunossupressor

A solicitação para antecipar as vacinas deve ser direcionada a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde a pessoa mora, para que o pedido seja formalizado junto à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Foto: Governo do Ceará/Reprodução / Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem