Grande Fortaleza, Sertão Central e Cariri têm chuvas; fim de semana será de mais precipitação


Cidades da Grande Fortaleza, Sertão Central e Cariri receberam boas chuvas no intervalo entre as 7h de quinta-feira (1º) e as 7h desta sexta-feira (2). Choveu em pelo menos 100 cidades.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores registros ocorreram nas cidades de Milhã (103 milímetros); Pedra Branca (102 milímetros); Barro (86,2 milímetros); Porteiras (85 milímetros) e Caucaia (85 milímetros).

A previsão da Funceme para sexta-feira é de céu variando de parcialmente nublado com eventos de chuva no Centro-Sul. Nas demais regiões, chuva isolada. Já no sábado (3), a previsão é de tempo parcialmente nublado a claro em todas as regiões com possibilidade de chuva no Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe e no Cariri. E no domingo (4), céu nublado a claro com possibilidade de chuva na faixa litorânea.

A Funceme explica que essas precipitações é ocasionada pela aproximação de nuvens mais desenvolvidas formadas a partir de áreas de instabilidade oriundas no norte e leste do Nordeste.

Junho com chuvas abaixo da média

O mês de junho, primeiro do período de Pós-Estação, terminou com chuvas 56,6% abaixo da média. De acordo com a Funceme, a normal climatológica é de 37,5 milímetros, já o observado em junho deste ano foi de 16,3 mm.

Conforme análise da gerente de Meteorologia da Funceme Meiry Sakamoto, as precipitações mais escassas, que é um cenário comum nesta época, foi ainda menor pela ausência de sistemas meteorológicos indutores de chuva.

“Uma explicação é que, neste ano, ainda não se observou a atuação das Ondas de Leste, que são sistemas que se deslocam da África em direção à Nordeste, colaborando para precipitações. Porém, é importante lembrar que, historicamente, em junho e julho, as chuvas são muito reduzidas mesmo”, reforça.

Ainda sobre o último mês, considerando o recorte por macrorregiões, todas apresentaram acumulados abaixo da normalidade, exceto Litoral Norte e Ibiapaba, onde os desvios foram positivos com observados de 43,2 mm e 34 mm, respectivamente.

Foto: Bibia Torres/Arquivo Pessoal

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários