Lattes sai do ar por falha em servidor mas dados estão salvos, diz CNPq


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou, nesta terça-feira (27), que o servidor utilizado para armazenar a plataforma Lattes “queimou”. O problema foi notificado ontem (26), quando pesquisadores de todo o Brasil tentaram acessar o Lattes, mas sem sucesso. Nas redes sociais, o governo federal confirma a “indisponibilidade das plataformas”. No entanto, não foi citada a possível perda de milhares de dados e produções científicas realizadas no Brasil.

“O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas. A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível.”

Ainda não há previsão para normalização do sistema.

Atualização (às 15h50, 27/07): Em novo comunicado divulgado nesta tarde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico afirmou que o problema responsável pela falha já foi detectado e está sendo corrigido. Também não houve perda de dados da Plataforma Lattes. “O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas”. Além disso, o pagamento das bolsas não será afetado.

Foto: Divulgação / Fonte: tecmundo

Postar um comentário

0 Comentários