Média móvel de mortes por Covid-19 no Ceará é a menor desde 23 de fevereiro


O número de mortes por Covid segue tendência de queda no Ceará, e a média móvel é a menor desde 23 de fevereiro. Conforme dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, a média móvel de mortes por Covid-19 no estado na sexta-feira (16) era de 32; em 22 de fevereiro, quando se iniciava a segunda onda da pandemia, a média móvel era 25 mortes.

O pico da letalidade da doença ocorreu na primeira quinzena de abril, quando cerca de 150 pessoas morria com a Covid por dia no Ceará.
O número de novos de casos da doença também tem queda no estado e é o menor desde 8 de janeiro.
A proporção de mortes em relação ao número de casos também caiu após o início da vacinação. Na sexta-feira, o Ceará anunciou que atingiu a marca de 5 milhões de doses aplicadas em todo o estado. Mais de 1,4 milhão de pessoas receberam a segunda dose ou dose única, o que garante a imunidade contra casos graves da doença.

Flexibilização econômica

Na semana passada, quando o Governo do Estado flexibilizou a economia ampliando o horário de funcionamento do comércio, o secretário da Saúde, doutor Cabeto, justificou o ato com a redução dos casos e mortes da doença.
Apesar da redução dos casos e das mortes, Cabeto afirma que a população deve manter a prevenção, já que há o risco de novas ondas da pandemia com novas variantes do vírus.
“É preciso que a gente tenha um número maior de vacinados para que ter proteção contra essas variantes”, alertou. “Essa é a fase de evitar pequenos surtos: usar máscaras e evitar aglomeração”, aconselhou o secretário.

Foto: © Walterson Rosa/MS

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem