MPCE, MPF e MPT pedem ao Ministério da Saúde envio maior de doses de vacina contra Covid ao Ceará


O Ministério Público do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) reforçaram o pedido ao Programa Nacional de Imunização (PNI) para que o Ministério da Saúde envie um número maior de doses de vacinas contra a Covid-19 ao estado do Ceará. Atualmente, o Ceará está na 23ª posição no país no recebimento de doses proporcionalmente à população.

Segundo o MPCE, com o avanço do processo de imunização por idade “ficou evidente que a quantidade de vacinas enviadas não reflete os dados de número de pessoas nos grupos prioritários e da população geral em todo o estado”.

Nordeste, Sul e Sudeste

No ofício, o MPCE, o MPF e o MPT destacam também que nenhum estado do Nordeste recebeu doses de vacinas acima de 70% do quantitativo da respectiva população, situação diferente das regiões Sul e Sudeste, em que estados receberam mais de 80% de doses.

“O Ministério Público pede também o envio imediato do quantitativo de 1.440.932 doses de vacinas solicitadas em abril deste ano, com ajuste nos envios seguintes, até que seja ofertada a quantidade proporcional ao número de pessoas efetivamente residentes no Ceará. Foi dado prazo de 72 horas para resposta ao Ministério Público”,

Até o dia 19 de julho deste ano, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pelo consórcio de veículos de imprensa, com os dados das secretarias estaduais de saúde, o Ceará recebeu 5.658.668 doses de vacina contra Covid-19 do PNI.

O número representa, conforme o MPCE, 61,59% da população estadual, sendo o Ceará o estado do Nordeste com a menor distribuição proporcional de vacinas para a população.
Apesar de o Ceará ocupar o 23º lugar do país no recebimento de doses proporcionalmente à população, é o 2º colocado no país quando se analisa o número de vacinas aplicadas em relação ao número de vacinas recebidas.

Foto: Governo do Ceará

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem