Obras do Cinturão das Águas recebem aporte financeiro para dar continuidade ao projeto


Responsável pela execução das obras do Cinturão das Águas do Ceará, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) recebeu do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) um repasse de mais R$ 46,9 milhões para a continuidade das obras dos lotes 3 e 4, que vão garantir a segurança hídrica da região do Cariri. Concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco em território cearense, o Cinturão das Águas – CAC vai estabelecer uma maior aproximação da água do Projeto São Francisco com todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, aumentando a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri.

Outro benefício propiciado pelo CAC será o incremento da garantia hídrica para o abastecimento dos municípios da região do Alto Jaguaribe, por meio dos sistemas adutores concebidos no Programa Malha d’Água. Estes sistemas terão sua captação no final do Trecho I, em Crato ou Nova Olinda, e conduzirão a água tratada até cidades como Araripe, Campos Sales e Salitre, dentre outras que apresentam relevante vulnerabilidade hídrica.

Atualmente as obras estão com 32% (lote 03) e 11,5% (lote 04) de execução, com previsão de conclusão para 2024. Destaca-se o lote 03 como emergencial para a região, em razão da fraca recarga patrocinada nos aquíferos que alimentam os poços profundos na Região Metropolitana do Cariri. O lote 04, terá a mesma função emergencial, porém, com desague no Rio Cariús com objetivo de alimentar o açude Orós, garantindo segurança hídrica da região.

O trecho emergencial (lotes 1, 2 e 5), concluído em março deste ano, já está em operação e faz a transposição de água para o Riacho Seco, saindo do leito natural até o Rio Salgado, Rio Jaguaribe e por fim, o Açude Castanhão, transfere água para a Região Metropolitana de Fortaleza, beneficiando 4,5 milhões de pessoas.

FOTO: Nívia Uchoa

Fonte: Governo do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem