Pequenos produtores da vila São Francisco expõem produção em feira da agricultura familiar


Na feira da Agricultura Familiar da Vila São Francisco, organizada com apoio da Prefeitura Municipal do Crato, a agricultora Cecília Costa pôde comercializar sua produção orgânica de alface e rabanete, doces caseiros e até um licor de café, que ela está desenvolvendo. Espaços como esse são fundamentais para aproximar o agricultor familiar da comunidade e por isso a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos tem ajudado a promover cada vez mais essas feiras.

Para dona Cecília, a agricultura familiar é uma experiência passada por gerações. A produção caseira, que ela leva com orgulho para feira, significa mais do que uma fonte de renda, é a maneira que ela encontrou de voltar a morar na sua terra natal, depois de 15 anos vivendo na Holanda. Em sua temporada na Europa, Cecília conheceu o seu marido, o italiano Gabrielle, que hoje mora com a esposa na zona rural do Crato e é responsável pela produção orgânica de hortaliças, enquanto ela se dedica aos doces.

“Eu acho importantíssima essa ajuda que a Prefeitura dá para a gente divulgar os nossos trabalhos. Não só a produção orgânica, mas também outros produtos que vêm ajudar na renda familiar. Hoje, nós estamos felizes porque é como se tivesse a vida voltando ao normal, mesmo que com restrições, como o uso de máscara e álcool em gel, mas a gente está voltando a abrir espaços como esse, que há quase dois anos estavam sem funcionamento”, afirma Cecília.

Assim como o casal que se conheceu na Europa, a feira reúne diversos agricultores familiares da Vila São Francisco. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, a Prefeitura Municipal está empenhada em incentivar e fortalecer a agricultura familiar. “Quero destacar que essa retomada das feiras é muito importante para o escoamento de uma produção que é garantia de alimento saudável para a população”, destaca o secretário, que acompanhou a realização do evento neste domingo e tem oferecido assistência aos expositores.

A Feira da Agricultura Familiar da Vila São Francisco é realizada quinzenalmente, sempre aos domingos, a partir das 07h da manhã. O evento segue todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Foto: Divulgação

Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem