Thyane Dantas, mulher de Wesley Safadão, toma vacina contra Covid-19 sem estar agendada, em Fortaleza; prefeitura apura o caso


A digital influencer e modelo Thyane Dantas, mulher do cantor cearense Wesley Safadão, furou a fila da vacinação contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (8) em um dos pontos de vacinação, em Fortaleza. O nome dela não está na lista de pessoas agendadas para o dia de hoje, embora conste no sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que ela foi imunizada nesta quinta.

A mulher não poderia ter sido imunizada ainda, uma vez que tem apenas 30 anos de idade, e a vacina só é ofertada, até o momento, a pessoas da população geral que têm 32 anos ou mais. O agendamento é um dos requisitos para que a população em geral possa se vacinar em Fortaleza. A assessoria de comunicação de Safadão disse que ela tomou uma “dose da sangria”, que é a sobra de outras aplicações e poderia ser dada a quem estiver no local para não ser descartada, conforme a nota.

‘Fura-filas’ da vacinação:

A “dose de sangria” a que se refere a nota ficou conhecida popularmente como ‘xepa’, mas ainda não está em funcionamento em Fortaleza. Um projeto sobre o tema foi aprovado na Câmara Municipal, mas ainda não foi sancionado pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT), portanto, ainda não pode ser colocado em prática.

Thyane compartilhou o momento em que recebe a vacina contra a Covid-19 nas redes sociais, no mesmo local em que Safadão também estava sendo vacinado. O cantor, contudo, estava agendado para receber o imunizante e tem idade para tal, conforme consta na lista divulgada pelo poder municipal. A aplicação se deu em um dos 10 pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura para aplicação da primeira dose nesta quinta-feira (8).

A Secretaria Municipal da Saúde informou, em nota, que “instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Thyane Dantas”. A pasta afirmou que segue o Plano de Vacinação Nacional e as normas técnicas pactuadas na Comissão Intergestora Bipartide (CIB).

‘Dose de sangria’

Em nota, a assessoria do cantor Wesley Safadão afirmou que Thyane Dantas foi acompanhar o marido na vacinação e recebeu uma “dose de sangria”. “Cada dose dá em média um número de aplicações, depende de qual for, e se não forem aplicadas na hora são descartadas”, argumentou a assessoria.

Segundo a nota, por causa disso, os profissionais da saúde estão “autorizados a aplicar em quem estiver no local, mesmo que não esteja no dia certo para vacinação, para que não haja descarte do material”.

No início da semana, a Secretaria da Saúde chegou a disponibilizar vacinas em mais de 100 pontos distribuídos pela cidade, mas os espaços foram reduzidos em função da baixa disponibilidade dos imunizantes. O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), afirmou nas redes sociais que não serão aplicadas as primeiras doses nesta sexta-feira (9) porque a cidade está “sem estoque”.

MPCE investiga 220 denúncias de fura-fila

O Ministério Público do Ceará (MPCE) investiga denúncias contra 220 pessoas suspeitas de furar a fila da vacinação contra a Covid-19 em todo o estado. Na lista, há prefeitos, padres, empresários, advogados e cantores. Algumas das apurações buscam descobrir se houve apresentação de atestados falsos para garantir a imunização no grupo prioritário com comorbidades.

Além disso, o MPCE também investiga moradores que se passavam por profissionais da saúde ou da educação e pessoas que moravam em uma cidade e se cadastravam para receber a vacina em outro município.

Foto: Reprodução

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem