Todas as áreas descentralizadas de saúde no Ceará registram queda no número de óbitos por Covid-19, diz boletim


Todas as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Ceará apresentaram redução nos óbitos por Covid-19 quando comparadas as semanas epidemiológicas 26 e 27 com as 24 e 25 (um período entre 10 de julho e 16 de junho). Os dados foram apresentados no Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde estadual (Sesa) nesta sexta-feira (23).
A quantidade de casos confirmados de coronavírus também apresentou redução em todas as ADS, ainda de acordo com o documento da Sesa.

De março de 2020 a 17 de julho de 2021, foram confirmados 23.314 óbitos por Covid-19 no estado, sendo 23.267 (99,8%) em residentes do Ceará; e ocorreram 12.755 óbitos no Estado, 12.714 (99,7%) de residentes cearenses no mesmo período.

Com as reduções de casos e óbitos registradas, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou um novo decreto nesta sexta-feira com medidas que ampliam alguns serviços.

Novo decreto no Ceará

Um novo decreto anunciado nesta sexta-feira (23) libera novas atividades econômicas e amplia o horário de funcionamento de restaurantes e barracas de praia. As mudanças foram anunciadas pelo governador Camilo Santana e passam a valer na segunda-feira (26).

Confira as mudanças:

Restaurantes poderão funcionar até 23h (antes era até 22h)

Barracas de praia podem funcionar a partir das 8h

Liberação de teatros

Eventos: autorizados eventos com 100 pessoas em ambientes fechados e 200 pessoas em locais abertos

Toque de recolher entre 0h e 5h

Camilo Santana afirmou também que haverá eventos-teste no estado, com controle sanitário, mas divulgou detalhes de como eles serão organizados.
O governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, doutor Cabeto, alertaram que a população deve manter os cuidados como uso de máscara e distanciamento social, mesmo com a redução dos novos casos da Covid-19. “A notícia boa é que os números continuam caindo, tanto de casos, mortes, positividade, mas bom lembrar sempre que a pandemia não acabou e é sempre preciso manter todos os cuidados”, disse o governador.

Cenário da pandemia, segundo Dr. Cabeto:

O número que mede capacidade de transmissão do coronavírus, indicada pela taxa Rt, está em um patamar considerado baixo. Todas as regiões de saúde cearenses estão com índices entre 0,80 e 0,85. Isso significa dizer que, cada 100 infectados podem transmitir o vírus para até 85 pessoas. Quando esse índice está acima de 1, é considerado que a pandemia está fora de controle.

Já o número que mede capacidade de transmissão do coronavírus, indicada pela taxa Rt, está em um patamar considerado baixo. Todas as regiões de saúde cearenses estão com índices entre 0,80 e 0,85. Isso significa dizer que, cada 100 infectados podem transmitir o vírus para até 85 pessoas. Quando esse índice está acima de 1, é considerado que a pandemia está fora de controle.

A quantidade de casos confirmados de Covid-19 caiu cerca de 70% nas duas últimas semanas.

O número de óbitos provocados pela doença também reduziu a índices, segundo Cabeto, dos meses de setembro e outubro do ano passado.

Vacinação

Cabeto lembrou que novos estudos apontam que a proteção contra a variante Delta só é efetiva após a segunda dose de vacinas que são necessárias, como a Pfizer e AstraZeneca. “A proteção contra essa variante [Delta] se dá com a vacinação completa. Então, só nesse momento é que nós vamos poder dizer que estamos numa situação segura”, disse o secretário.
Embora ainda não tenha sido confirmado nenhum caso da variante no Ceará, o secretário lembrou que a vacinação para reter esses casos é a ação mais importante.

“Quando você não se vacina, você não deixa de proteger só a si, deixa de proteger ao outro. Porque se você não se vacinar, pode ser um portador do vírus e o causador de uma nova mutação. Então, o número de pessoas não vacinadas aumenta o número de variantes”, afirmou Cabeto.

Foto: João Dijorge/PhotoPress/Estadão Conteúdo

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem