Alunos com deficiência “atrapalham” o aprendizado de outros alunos, diz ministro


Uma nova declaração polêmica do ministro da Educação Milton Ribeiro está repercutindo nas redes sociais.

Em entrevista ao programa ‘Sem Censura’, da TV Brasil, na última segunda-feira (9/8), o político disse que crianças com deficiências “atrapalhavam” os demais alunos sem a mesma condição quando colocadas na mesma sala de aula.

“O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ — entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela, atenção especial”, declarou o ministro.

Outras declarações feitas por Milton Ribeiro na mesma entrevista também causaram irritação em parte da população. Entre elas, o ministro disse que a “universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”.

“Tenho muito engenheiro ou advogado dirigindo Uber porque não consegue colocação devida. Se fosse um técnico de informática, conseguiria emprego, porque tem uma demanda muito grande”, completou.

 

Leia também: 
Urca realiza vestibular em outubro e inclui Medicina e Turismo
Abertas as inscrições para lista de espera do ProUni
Lacen de Juazeiro do Norte inicia análise de exames para Covid-19

Além disso, ele também afirmou que reitores das universidades federais não podem ser ‘esquerdistas, nem lulistas’. “Alguns optaram por visões de mundo socialistas. Não precisa ser bolsonarista. Mas não pode ser esquerdidas, nem lulista. Reitor tem que cuidar da educação e ponto final. E respeitar todos que pensam diferente. As universidades federais não podem se tornar comitê político, nem direita, muito menos de esquerda”, disse.

Romário critica Ministro da Educação após fala sobre crianças com deficiência: ‘Completo idiota’

Romário usou as redes sociais para responder a declaração do Ministro da Educação. Na última semana, Milton Ribeiro afirmou em entrevista à TV Brasil que a inclusão de crianças com necessidades especiais “atrapalham” o aprendizado de alunos sem a mesma condição.

Romário tem forte ligação com a questão inclusiva no Brasil. O nascimento da sua filha Ivy, que tem a síndrome de down, foi motivo para o ex-jogador entrar para a política e promover mudanças na legislação em favor das pessoas com a deficiência.

Em seu Instagram, o parlamentar chamou Milton Ribeiro de ‘completo idiota’ e ‘imbecil’ ao questionar a declaração.

– Somente uma pessoa privada de inteligência, aqueles que chamamos de imbecil, podem soltar uma frase como essa. Eles existem aos montes, mas não esperamos que estes ocupem o lugar de ministro da Educação de um país. A atividade de educar salva vidas, transforma pessoas e nações, impulsiona a economia, elimina barreiras e transforma o mundo em um lugar melhor. Homens e mulheres que ocupam posições de gestão pública devem trabalhar incansavelmente para que essa magia que a educação gera possa acontecer – começou Romário.

– Para isso, eles não devem poupar recursos para derrubar barreiras permitindo que todos tenham acesso e possam participar plenamente da sociedade, sendo educados, de maneira plena, sem sofrer preconceitos por suas diferenças. A diversidade de alunos em sala de aula não atrapalha, porque ninguém que busque o conhecimento atrapalha. Pessoas com deficiência em sala de aula estão, com a sua presença, também contribuindo para uma importante lição, a de que somos diversos e que não podemos deixar ninguém pra trás – completou.

Não foi a primeira vez que o Ministro da Educação polemiza sobre temáticas de ensino e inclusão. Milton já disse que a universidade ‘deve ser para poucos’ e que reitores de instituições públicas ‘não podem ser esquerdistas e muito menos lulistas’.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem