Barbalha promove Semana de incentivo ao aleitamento materno


Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno no Brasil. Em alusão à data, a Secretária de Saúde e a Coordenação da Atenção Básica promoveram ao longo da semana atividades voltadas à conscientização e esclarecimentos sobre o assunto. A ação promoveu palestras, rodas de conversas, atendimentos e orientações às mães assistidas pelas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Com a chegada do bebê, muitas dúvidas surgem em relação à sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, e diante das dificuldades encontradas no percurso, algumas mães acabam desistindo da continuidade da amamentação ou passando por momentos traumáticos em um período tão delicado e cheio de vulnerabilidades em que a mulher se encontra no puerpério.

A ideia da Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno é proporcionar o máximo de conhecimento e acolhimento possível às mulheres que estão nessa fase. “O leite materno garante muitos benefícios na saúde do ser humano em todas as fases da vida. Além de também ser muito importante no desenvolvimento do vínculo mãe e filho”, afirma o Coordenador da Atenção Básica, Antônio Modesto.

Para dar suporte de diversas perspectivas, físicas e psicológicas, as orientações foram trabalhadas pelas Equipes de Saúde da Família das UBS. Médicos, Enfermeiros, Agentes de Saúde, Psicólogos e Nutricionistas contribuíram para ofertar o máximo de informações possíveis aos participantes, que incluíam além das mães, familiares e demais redes de apoio.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é uma recomendação universal, pois contribui para a saúde, bem estar e a sobrevivência de mulheres e crianças em todo o mundo.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom Barbalha

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem