Ceará assina contrato para compra de 3 milhões de doses da CoronaVac; previsão de entrega é em 25 de agosto


O Governo do Ceará assinou contrato, na manhã desta segunda-feira (9), para a compra direta de 3 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, que atua contra a Covid-19.

Segundo o secretário da Saúde do estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o doutor Cabeto, a previsão de entrega dos imunizantes é para o dia 25 de agosto.

Na semana passada, após definição do Consórcio Nordeste, O governador Camilo Santana anunciou a suspensão do contrato de compra da vacina russa Sputnik V, que previa mais de 5,5 milhões de doses contra a Covid-19 para o estado. Segundo ele, a suspensão ocorreu “devido a novas limitações impostas pela Anvisa.

Taxa de vacinação com 1ª dose no Ceará está abaixo da média nacional
Ceará é um dos estados do Brasil que menos recebem vacinas contra Covid
A compra da CoronaVac foi negociada de forma paralela, com o Instituto Butantan e com o laboratório Sinovac, na China. Para lá, foi enviado o assessor para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, César Ribeiro, o qual passou dois meses em processo de tratativas com a farmacêutica chinesa.

“No contrato, está colocada lá a possibilidade e necessidade de o Ceará receber 3 milhões de doses no dia 25 de agosto; e nós estamos preparando a estrutura para vacinar todo mundo muito rápido”, afirmou Cabeto.

Segundo o secretário da saúde, a meta é vacinar 1,5 milhão de pessoas tão logo os imunizantes cheguem ao estado e, em seguida, após 30 dias, aplicar 1,5 de doses relativas aos respectivos reforços. “A aquisição desses 3 milhões de dose vai fazer ampliar a população vacinada pra que a gente possa proteger o cearense e manter nossas atividades”, disse.

Vacinação no CearáA taxa de vacinação com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Ceará está abaixo da média, com 43,48%, segundo levantamento do Consórcio dos Veículos de Imprensa, divulgado neste domingo (8). Atualmente, o Brasil tem 50,45% da população vacinada com a primeira dose, o que equivale a 106.836.153 pessoas.

O Ceará tem, até o momento, 3.994.562 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. O estado do Ceará tem apenas 19,14% da população vacinadas com as duas doses ou com a dose única da Janssen. O total é de 1.758.826 pessoas consideradas imunizadas no estado.

Sete estados do Brasil aparecem com a taxa de vacinados com a D1 abaixo do Ceará. São eles: Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e Tocantins.

Postar um comentário

0 Comentários