Ceará Conectado: internet gratuita em todos os municípios cearenses é aprovada na Assembleia


A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (19) a Mensagem encaminhada pelo Governo do Ceará instituindo o Programa Ceará Conectado. A medida vai democratizar o acesso da população de todos os municípios cearenses à internet gratuita em espaços públicos. Ao anunciar a proposta na última semana, o governador Camilo Santana ressaltou que o Estado tem como estratégia transformar o Ceará em três importantes hubs: aéreo, portuário e tecnológico.

“Estamos vivendo um mundo de conectividade. O Ceará é o segundo ponto mais conectado do planeta. Os cabos de internet presentes no Brasil entram pelo Ceará”, afirmou Camilo Santana, acrescentando que o Estado tem realizado grandes investimentos em conectividade. “Hoje somos o estado com a maior rede de fibra ótica no Brasil, pública, construída pelo Governo do Estado”. ressaltou.

Atualmente, ainda de acordo com o governador, o Governo do Ceará oferece tabletes e notebooks aos professores e estudantes, além de internet nas escolas e o Cinturão Digital, maior rede pública de banda larga do Brasil com a qual a população cearense se beneficia com aplicações de telemedicina e educação a distância, por exemplo. “A partir do Cinturão Digital já existente pensamos na criação do programa Ceará Conectado que será o maior programa de acesso gratuito à internet”.

Na Mensagem enviada para apreciação dos deputados estaduais, o Governo do Ceará aponta que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) está cada vez mais presente na sociedade. “Dispositivos móveis como smartphones e tablets facilitam a mobilidade urbana, a comunicação entre indivíduos e o acesso a diversos serviços públicos”, diz a Mensagem onde consta que para efeitos da lei são considerados espaços públicos aqueles em que há livre circulação de pessoas, assim especificado em decreto. A rede gratuita servirá às prefeituras, escolas, órgãos municipais e população em geral.

Foto: Thiara Montefusco  / Fonte: Governo do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem