Ceará negocia com a Pfizer compra da vacina para população entre 12 e 18 anos


O Ceará está em negociação direta com a Pfizer para a compra da vacina contra a Covid-19, para aplicação do imunizante na população entre 12 e 18 anos.

A informação foi anunciada pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o doutor Cabeto, em entrevista ao Bom Dia Ceará, na manhã desta terça-feira (10).

“Tanto eu, secretário, como o governador, encaminhamos à Pfizer o desejo de compra, que na época não foi possível devido às aquisições diretas com o Governo Federal, que estava aguardando essas negociações. Agora estamos de novo tratando isso, espero em breve fazer a aquisição de outros fabricantes, entre eles a Pfizer”, explicou o secretário.

Entre as vacinas com aplicação autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, apenas a Pfizer pode ser utilizada na população menor de idade.

“Isso faria com que a gente também imunizasse a população de 12 a 18 anos. Nós sabemos que, por enquanto, acho que a CoronaVac também vai ser autorizada, mas por enquanto entre 12 e 18 anos somente Pfizer”, disse Cabeto.

Conforme o secretário de Saúde, a previsão é que nos próximos 15 dias o Governo tenha alguma resposta sobre a negociação com a Pfizer.

Compra direta da CoronaVac
Na segunda-feira (9) o Governo do Ceará assinou contrato para a compra direta de 3 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

Até o momento, o Ceará já permite que adolescentes se cadastrem na plataforma Saúde Digital, gerenciada pela Secretaria da Saúde, para ficarem na fila de recepção do imunizante. Dos 1.049.462 adolescentes no Estado, 349.441 se cadastraram para a vacinação até o dia 6 de agosto.

Em julho, Cabeto chegou a informar que a meta do Estado era vacinar toda a população cearense, com mais de 12 anos de idade, até o fim de agosto. Porém, com as mudanças na aquisição de imunizantes, entre elas a suspensão de compra de 5,5 milhões de vacinas Sputinik V, Cabeto fez nesta terça (10) outra previsão sobre a vacinação dessa faixa etária.

“Dependendo da quantidade do período e da aquisição de outras vacinas, nós queremos entrar na população mais jovem. Eu tenho aqui uma esperança que até meados de setembro a gente tenha parte dessa população entre 12 e 18 anos vacinada”, afirma o secretário estadual da Saúde. (G1)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem