Ceará planeja aplicar 1,5 milhão de doses de vacina contra Covid em dois dias, diz secretário da Saúde


O Ceará planeja aplicar 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 na população cearense em dois dias, segundo afirmou nesta terça-feira (10), o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), em entrevista ao Bom Dia Ceará.

“Nós já começamos a negociar com os prefeitos para nós termos uma metodologia que em dois dias a gente aplique todas as doses que chegarão ao Ceará. Fazendo uma metodologia semelhante ao que a gente faz na eleição. Essa é a estratégia que estamos desenhando. Desta forma, 1,5 milhão de doses seriam aplicadas entre os dias 25 ou 26 e o dia 28 de agosto”.

A quantidade é referente à metade das doses que o Ceará comprou do Instituto Butantan, em São Paulo. No total, o Ceará comprou 3 milhões de doses. A segunda metade será aplicada nas mesmas pessoas, um mês depois, já que a vacina requer duas doses para garantir a imunização contra a doença.

“Fomos ao Butantan e negociamos a aquisição de três milhões de doses no dia 25. Isso para quê? Para repor o déficit que o Governo Federal tem com os estados do Nordeste com o Ceará principalmente. E também para que a gente possa cumprir a vacinação completa do cearense até o final de agosto”, completou Cabeto.

O Governo do Ceará e o Ministério Público afirmam que o estado tem recebido menos dose de vacina do que deveria receber, respeitando a proporção da população. Conforme o secretário da Saúde do Ceará, o Ministério da Saúde prometeu compensar o déficit de vacinas.

Foto: Miva Filho/SES / Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem