Hospital do Coração do Cariri agora dispõe de equipamento para reaproveitamento de sangue operatório


Procedimento evita perda de sangue, anemia no pós-operatório e até óbitos

O Hospital do Coração do Cariri, mantido pela Fundação Otília Correia Saraiva (FOCS), passa a contar, através do Serviço de Cirurgia Cardiovascular, com uma grande novidade em benefício dos caririenses e do sistema de saúde como um todo. O complexo hospitalar agora tem Recuperação Intraoperatória de Sangue, conhecida pela sigla RIOS.

O procedimento é feito através de um equipamento que aspira o sangue dispersado durante os procedimentos cirúrgicos, e recupera-o, fazendo todo o arranjo necessário, como por exemplo a filtragem de resíduos e o preparo das hemácias para serem reinseridas no paciente.

“O benefício mais importante do procedimento é que evita a perda de sangue no paciente durante a cirurgia e também a anemia pós-operatório, além de impedir ainda a hemo-transfusão, embora seja um procedimento que salva diversas vidas”, destacou o Médico Cardiologista do Hospital, Dr. Samuel Soares.

Outro benefício é que ele diminui a necessidade de bolsas de sangue advindas de doações, desafogando a demanda do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Dr. Samuel ainda destaca que o RIOS é um motivo muito grande para comemorar, pois se trata da realização de um sonho que foi trazido para a região graças, segundo ele, a iniciativa da equipe do Hemoce que os contactou, disponibilizando equipamentos e profissionais especializados e preparados para realizar o procedimento.

Postar um comentário

0 Comentários