Obras do teleférico de Juazeiro ultrapassam 70% de conclusão


Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2022, as obras do Teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte, ultrapassam os 70% de conclusão e não devem ter o prazo de conclusão afetado pela pandemia de Covid-19. A informação foi divulgada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em publicação nas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto.

De acordo com relatório divulgado pelo gestor estadual, metade das torres de infraestrutura e sustentação do teleférico já estão totalmente concluídas, dentre elas, as duas torres principais, a que marca o início do percurso planejado e a final, próximo à estátua do Padre Cícero.

As outras torres estão em construção e as estações que irão realizar o embarque e desembarque dos passageiros já apresentam toda fundação concluída, estando em fase de finalização.

Veja vídeo do andamento das obras do teleférico de Juazeiro do Norte:

O empreendimento está orçado em cerca de R$ 70 milhões e após entrega será um marco para o turismo religioso na região. O empreendimento contará com percurso de dois quilômetros, com elevação de 200 metros, feito entre a Estação Romeiros (inferior) e Estação do Horto (superior), na colina onde fica localizada a estátua do Padre Cícero.

O projeto, de autoria da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) tem o andamento supervisionado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e foi viabilizado por meio orçamento compartilhado entre o Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Ao todo serão 31 cabines climatizadas com capacidade para até oito passageiros cada, totalizando cerca de mil pessoas a cada hora, em média, de acordo estimativas do projeto. Espera-se que as cabines possam completar cada percurso em cerca de sete minutos e meio.

A execução do projeto é de responsabilidade do Consórcio Colina do Horto, a partir da construtora Andrade Mendonça e Doppelmayr Seilbahnen. A entidade assinou contrato de serviço com duração de 48 meses, para construção da obra, acompanhamento da primeira fase de funcionamento e ajustes operacionais. A ordem de serviço foi assinada ainda em novembro de 2019.

“O teleférico será muito importante para incrementar o turismo religioso no Horto do Padre Cícero e em toda região do Cariri. São centenas de obras do Governo do Estado em andamento, que movimentam a economia e geram milhares de empregos aos cearenses”, comemorou Camilo ao divulgar o andamento das obras.

Fonte: O Povo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem