Prefeitura do Crato inicia projeto piloto de Coleta Seletiva


O consumo consciente, a destinação correta dos resíduos e coleta seletiva são fundamentais para a sustentabilidade. Pensando nisso, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, em parceria com a Associação dos Agentes Recicladores do Crato , está realizando um projeto piloto para implantação da Coleta Seletiva no município. A ação ocorre todas às quintas-feiras, das 14h às 17h, nos bairros Lameiro e Novo Lameiro.

A Secretaria de Meio Ambiente tem dialogado com a Associação Comunitária do Mirandão e Território Criativo do Gesso para expandir o projeto a outras localidades.

O projeto tem surtido efeito positivo e recebido a contribuição da comunidade. A estudante Lavine Ribeiro, moradora do bairro Novo Lameiro, já criou o hábito de deixar um tambor com os resíduos recicláveis na calçada de casa para a coleta. “Valorizo muito o ato da reciclagem. Além de ser uma coisa importante para o meio ambiente é algo que ajuda outras pessoas. Antes de minha mãe abraçar essa causa, eu já sentia pena de jogar fora garrafas e outros materiais que eu sabia que podiam ser reciclados”, comenta a jovem, parabenizando a ação da administração pública.

Todo resíduo recolhido das ruas é levado para a Associação dos Agentes Recicladores do Crato (AARC), onde passa pela triagem e é reciclado. A redução do impacto ambiental é um dos pontos fortes da ação. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho, o projeto tem sido implantado de forma bastante cuidadosa, respeitando as peculiaridades de cada localidade.

“Para melhorar nossa destinação de resíduos sólidos no Índice de Qualidade Ambiental (IQM), precisamos reduzir a quantidade de resíduos que vão para o lixão. Diante disso, nós começamos um projeto piloto no bairro Lameiro, onde estamos desenvolvendo uma metodologia de coleta seletiva própria. Estamos, aos poucos, trabalhando cada bairro com sua peculiaridade, mobilizando lideranças, as associações e os assistentes sociais”, comenta o secretário.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem