Barbalha tem a 1ª cerimônia de casamento regularizada desde o início da pandemia


Em Barbalha, foi celebrada neste sábado (4) a primeira cerimônia de casamento autorizada pelo município desde o início da pandemia de Covid-19. Os noivos, funcionários e convidados tiveram de seguir um protocolo de cuidados, que incluía distanciamento, comprovante de vacinação e teste negativo para a doença.

O noivo, Ivson Sobreira, disse que a data do casamento foi acertada antes da pandemia, quis manter o dia e destacou a importância de seguir todos os protocolos de segurança de saúde.
“Estávamos aguardando há um bom tempo e sempre estávamos cientes de que, dependendo de como seria liberado, a gente ia seguir todos os protocolos”, disse.

De acordo com a organização da festa, os convidados que não estavam com a vacinação completa só poderia entrar após um teste para comprovar que não estavam com a doença. O teste rápido foi disponibilizado na entrada do local da cerimônia. Houve também distanciamento, limite de convidados e álcool em gel nas mesas.

“Tivemos que aumentar a equipe para que a gente possa seguir o que pede o decreto. Um metro e meio de distância para cada mesa, seis cadeiras por mesa, então nós temos que ter todo esse cuidado, junto com toda a nossa equipe”, explicou a cerimonialista Geise Amâncio.

As celebrações e festas estavam suspensas em todo o Ceará desde março de 2020, quando a pandemia de Covid-19 avançou no estado e no país.

Realização de eventos sociais com até 300 pessoas

O novo decreto de isolamento social, anunciado pelo governado Camilo Santana na tarde desta sexta-feira (3) e publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (4), amplia para 70% a capacidade de alunos por sala nas aulas presenciais em todos os níveis e atividades de ensino liberados no Ceará. O documento também flexibiliza a realização de eventos sociais, permitindo até 300 pessoas.

Para eventos sociais em buffets, restaurantes, hotéis e barracas de praia, há as seguintes regras:

máximo de 300 pessoas para ambientes abertos e 150 em locais fechados

controle do acesso, só admitindo o ingresso de pessoas já vacinadas com 2 doses ou com comprovação de testagem negativa para Covid-19

realização entre 8h e 22h

Para reuniões de trabalho em ambientes privados abertos ou fechados, as regras são:

número de participantes de máximo em 300 pessoas para reuniões a serem realizadas em ambientes abertos e em 150 em locais fechados;

não se realize qualquer tipo de celebração ou festividade durante a reunião;

seja observado o distanciamento mínimo e o uso obrigatório de máscaras de proteção.

Nas salas de aula “permanecem liberadas, nos mesmos termos e condições, as atividades presenciais de ensino já anteriormente autorizadas, ficando ampliada para 70% (setenta por cento) a capacidade de alunos por sala, em todos os níveis e atividades de ensino liberados”, diz um trecho do documento.

No decreto anterior, as atividades presenciais estavam liberadas apenas com 50% da capacidade das turmas. A volta às aulas presenciais nas escolas municipais de Fortaleza estão previstas para o dia 8 de setembro, e será feita de forma escalonada, em três etapas. Na mesma data também ocorrerá o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais.

Ainda segundo o decreto, permanece o ensino híbrido ou remoto para que pais e responsáveis possam escolher entre os dois. Além disso, as medidas sanitárias para evitar a propagação da Covid-19 devem ser respeitadas durante as atividades presenciais.

“As atividades a que se refere este artigo deverão ser desenvolvidas preferencialmente em ambientes abertos, favoráveis à reciclagem do ar, além do que deverão respeitar o distanciamento, os limites de ocupação e as demais medidas sanitárias previstas em protocolo geral e setorial”, afirma o decreto.

Durante o anúncio do novo decreto o governador anunciou as seguintes alterações:

O comércio de rua passa a funcionar de 8h às 22h;

As academias podem funcionar de 5h30 às 22h30.

O governador também revelou mudança nos eventos, que vão poder reunir até 300 pessoas. Camilo afirmou que eventos-teste, com quantidade maior de pessoas, também serão realizados, mas não repassou detalhes do total de participantes permitidos ou datas que esses eventos acontecerão.

Foto: TV Verdes Mares/Reprodução / Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem