Festival sérvulo esmeraldo celebra no Crato obras públicas do artista


O Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE 91) será realizado de 09 a 30 de setembro e traz o tema O Crato no Mundo. A programação celebra o legado do artista em obras públicas, contemplando uma exposição ao ar livre no Largo da RFFSA, no Crato, exibições de documentários da série Museus a Céu Aberto, também ao ar livre, o webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes e cursos virtuais.

A curadoria é da fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE), Dodora Guimarães, e do curador Marcus de Lontra Costa, com colaboração do artista plástico e educador, Paulo Portella Filho.

O FSE 91 é uma iniciativa do Instituto Sérvulo Esmeraldo que, por meio do fomento à formação, difusão e promoção das Artes Visuais, contribui com a dinâmica da arte contemporânea no Crato e região. Realizado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Festival conta com o apoio do Instituto Cultural do Cariri (ICC); da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Cultura; e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006), por meio do Edital do Mecenato – com agradecimento à Enel –, Instituto Dragão do Mar e Cine Teatro São Luiz. Toda a programação é gratuita.

Exposição, arte-educação e exibição de documentários ao ar livre
Durante todo o período do Festival, o Largo da RFFSA, área mais central do Crato recebe a mostra Sérvulo Esmeraldo: O Crato no Mundo, que irá reunir um conjunto de 12 obras públicas icônicas de Sérvulo Esmeraldo reproduzidas a partir de fotografias de Gentil Barreira impressas em grande formato, que podem ser vistas a longa distância. Ao tomar muros, fachadas e edificações, a proposta é intervir na paisagem urbana e causar grande impacto visual para atrair o olhar da população que vive, trabalha ou visita o local, um dos mais movimentados na cidade. Duas esculturas de natureza efêmera complementam a exposição.

“O trabalho do Sérvulo é conhecido dentro e fora do Brasil e, no nosso Estado, as suas obras públicas são referências na capital, como a Femme Bateau ou o Monumento aos Jangadeiros”, afirma Dodora.

“É um convite aos conterrâneos do artista a se apropriarem da obra daquele que levou para o mundo a linha do horizonte desenhado pela Chapada do Araripe. Inclusive esse é o norte do projeto educativo que fundamenta a mostra”, complementa.

A residência educativa, desenvolvida pela jornalista Izabel Gurgel com as professoras Larissa Rachel, Elis Rigoni e Mariana Smith, do curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri (URCA), antecede a mostra e consta de quatro seminários preparatórios. O resultado dessa ação irá compor parte importante do material didático e informativo da exposição em plataformas digitais e mídias sociais. “Este trabalho investigativo e comunitário visa ampliar a divulgação e os registros da ação na internet, mas também a criação do material pedagógico de arte e educação a ser compartilhado na rede municipal de ensino”, ressalta a curadora.

O Largo da RFFSA também será palco também das exibições ao ar livre de documentários sobre o artista homenageado e da série Museus a Céu Aberto, dirigida por Karina Ades, produzida pela Bravura Cinematográfica.

Oficina virtual

O arquiteto e artista plástico Guto Lacaz realizará uma oficina de Pop-up. São quatro horas de aulas em que Guto vai trabalhar com as pessoas inscritas a técnica que permite criar cartões que, quando abertos, constroem pequenas cenas tridimensionais. Conhecidos como origami arquitetônico, suas construções constituem excelente exercício mental, motor e plástico, possibilitando a capacidade de se imaginar o tridimensional a partir do bidimensional. A técnica é bem difundida por meio de livros infanto-juvenis, que utilizam seus recursos para dar vida, volume e profundidade às ilustrações. Durante a oficina, os alunos têm acesso à bibliografia específica, livros e cartões exemplares dessa técnica. A inscrição deve ser feita previamente, pelo site da Universidade Regional do Cariri – https://ift.tt/3BFtA48.

Webinário
A partir da obra do artista, 13 palestrantes de notório reconhecimento e atuação em suas áreas participam do Webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes. A programação virtual será de 09 a 28 de setembro, sempre às terças e quintas-feiras, às 19h. A transmissão será pelo canal do Instituto Sérvulo Esmeraldo no YouTube, sendo necessária inscrição prévia pelo site da URCA – https://ift.tt/3BFtA48 – para os interessados em certificação. Os participantes podem interagir com os palestrantes via chat e, na conclusão do webinário, receber certificação pela URCA. Segue programação completa:

Dia 09 de setembro, às 19h
Tema: Patrimônio e Generosidade – Palestrante: Alex Nicolaeff, Artista, Arquiteto e Urbanista. Moderador: Professor Edmar Pinheiro – Geógrafo e Chefe de Gabinete da Reitoria (URCA).

Dia 14 de setembro, às 19h
Tema: O Laboratório do Mundo – Palestrante: Regina Teixeira de Barros, Historiadora e Curadora de Arte. Moderadora; Professora Sandra Nancy Freire, Historiadora e Pró-Reitora de Extensão (URCA).

Dia 16 de setembro, às 19h
Tema: Como Expandir os Pulmões – Palestrantes: Dra. Márcia Alcântara, Pneumologista; Dr. Marcelo Alcântara, Pneumologista e idealizador do Elmo. Debatedor: Dr. José Flávio Vieira, Médico, Escritor, Dramaturgo e presidente do ICC (Instituto Cultural do Cariri)

Dia 21 de setembro, às 19h
Tema: Excitáveis, a Escultura e o Corpo – Palestrante: Mario Ramiro, Artista e professor (USP)
Debatedor: Fred Sidou, Artista e Professor (URCA)

Dia 23 de setembro, às 19h
Tema: Arte, Ponte entre os Tempos – Palestrante: Marcus de Lontra Costa, Crítico e Curador de Arte. Debatedor: Sérgio Vilaça, Cineasta e Professor (URCA)

Dia 28 de setembro, às 19h
Tema: Novos Horizontes para a Cultura – Palestrante: Marta Porto, jornalista e crítica de Cultura. Debatedor: Alemberg Quindins, Produtor Cultural

SERVIÇO

Festival Sérvulo Esmeraldo – FSE 91
Data: De 09 a 30 de setembro
Local: Crato (CE)
Programação on-line: YouTube Instituto Sérvulo Esmeraldo e Instagram @institutoservuloesmeraldo
Inscrições: https://ift.tt/3BFtA48
Grátis

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem