Governo de Barbalha abre programação do Setembro Amarelo


Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao Suicídio, as Secretarias de Saúde (Sesau) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) prepararam vasta programação de cuidados com a saúde mental e valorização da vida.

Ao longo do mês, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Barbalha promove palestras, encontros entre profissionais da saúde e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), abordagens estratégicas para matriciamento, rodas de conversas, entre outras ações. Já a STDS abriu canal de diálogo para campanha permanente de acolhimento, com amparo de profissionais da área da psicologia e assistência social.

A ideia da Campanha é promover também a integração da comunidade com os equipamentos sociais e equipes que atuam nesses territórios, de modo que possa ser estabelecido um vínculo permanente de apoio e confiança.

“Às vezes apenas uma escuta já causa um grande impacto na vida da pessoa. Precisamos fortalecer esse vínculo dia após dia, no trabalho em equipe, na amizade, na parceria”, afirmou a secretária adjunta, Raquel Pinheiro.

PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) – BARBALHA-CE
Todo o mês de Setembro

Palestras sobre prevenção ao suicídio nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);

Encontros com profissionais das ESF e da RAPS para matriciamento e abordagens sobre a Prevenção ao Suicídio nos equipamentos de saúde;

03/09

Abordagem com panfletagem – equipe da RAPS e Vigilância Sanitária – Praça Engenheiro Dória “Praça da Estação”;

09/09

12h – Participação do Coordenador da Rede de Saúde Mental na TV verde vale;

12h – Entrevista na Rádio Cariri FM com equipe do CAPS Infantil;

15h – Palestra no CREAS sobre Prevenção ao Suicídio para Adolescentes em comprimento de medida sócio educativa – Coordenador da RAPS, Tiago Figueiredo;

10/09

Evento no CAPS III com participação do CAPS AD e CAPS Infantil;

Assembleia promovida pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Coordenadores da RAPS para orientações sobre o suicídio – Salão Paroquial.

17/09

9h – Encontro com familiares e pacientes em CAPS AD – abordagem da temática com a Equipe Multiprofissional;

22/09

19h – Live no Instagram da RAPS, com representação da Faculdade de Medicina (FMJ) sobre o Setembro amarelo “Prevenção ao Suicídio”;

23/09

16h30 – Oficina: Agente Populares de Saúde Mental para enfrentamento das consequências da pandemia COVID-19; Mandalas/filtro dos sonhos; Representações simbólicas na promoção da Saúde mental – Local : Sítio Santo Antônio de Arajara – Terreiro Arte e Tradição.

24/09

Encontro com adolescentes do CAPS i/ CASA GIRASSOL ;

29/09

Encontro com mães e profissionais do CAPS i/ Casa Girassol;

Encontro com profissionais das ESF/ Vila Santa Terezinha e da RAPS para matriciamento e abordagens sobre a Prevenção ao Suicídio nos equipamentos de saúde;

30/09

Roda de conversa com alunos da Escola de Saúde Pública (ESP) e os Servidores da RAPS sobre Cartografia das Práticas de Cuidados em Saúde Mental Infanto-Juvenil.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom Barbalha

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem