Novo parque solar entra em operação no Ceará, na Chapada do Apodi


Com uma área de 830 hectares, entre os municípios de Limoeiro e Tabuleiro do Norte, o mais novo parque de energia fotovoltaica do Ceará tem capacidade instalada de 360 MW. É o maior até então em termos de potência e número de módulos de placas solares.

O Parque Alex, da empresa Elera Renováveis, do grupo Brookfield Renewable Partners, foi inaugurado nessa quinta-feira (2) em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.

A solenidade contou com a presença do governador do Ceará Camilo Santana, do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, do Presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcante, do secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Marcello Cabral, entre outras autoridades.

Este é o primeiro parque da Elera Renováveis no estado e só nele a empresa investiu quase R$ 1 bilhão de reais. O governador Camilo Santana ressaltou a importância da atração desse parque que gerou empregos durante sua construção em plena pandemia da Covid-19.

“O empreendimento gerou 1.600 empregos diretos e 3 mil indiretos num momento delicadíssimo que foi a pandemia em 2020 e 2021. Sem falar na capacidade de abastecer até 1 milhão de residências com energia limpa”, declarou Camilo.

Durante a inauguração, o CEO da empresa, Fernando Mano, revelou que um novo parque da companhia, em breve, será construído no município de Milagres, Sul do Ceará. “Estamos muito felizes com essa parceria com os cearenses. Somente esse parque vai reduzir a emissão de 1,8 milhões de toneladas de CO2 no meio ambiente”, afirmou.

Foto: Divulgação / Fonte: Governo do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem