Prefeito municipal do Crato sanciona leis que criam o Dia Municipal de Luta contra a LGBTFobia e o Dia Municipal do Orgulho LGBT


O Prefeito Municipal do Crato, Zé Ailton Brasil, sancionou no último dia 23, conforme a lei 3.839/2021 o dia 20 de novembro que marca o Dia Municipal de Luta contra a LGBTFobia, e a lei 3840/2021, de 3 de agosto, dedicado ao Dia Municipal do Orgulho LGBT. As datas fazem parte de uma luta dos movimentos organizados em Crato contra o preconceito e a discriminação e por mais inclusão.

O dia 20 foi escolhido em função da data de um assassinato considerado de grande repercussão em Crato e um crime de ódio, que tirou a vida do cabeleireiro Edval Carvalho. Conforme a lei, a data pode ser comemorada nos diversos tipos de eventos, como palestras, seminários, workshops, além de espetáculos culturais e outros eventos que possam promover a conscientização, sensibilização e respeito à diversidade sexual e ao combate à discriminação.

Já a data do dia 03, foi criada em alusão à lei 17.599, de autoria do deputado Fernando Santana, que reconhece a Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais do Crato e Região do Cariri – ADACHO CARIRI de utilidade pública, a primeira no Estado a receber o reconhecimento.

O presidente da ADACHO Cariri, André Lacerda, destaca a importância das Leis aprovadas, de autoria do Vereador Florisval Coriolano, e sancionadas no último dia 23, pelo prefeito Zé Ailton Brasil. Ele afirma que as leis foram solicitadas ao parlamentar através da ADACHO CARIRI, por uma temática da Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero, de um projeto aprovado da referida entidade com a Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos, através do Edital Seguir Com Direitos. “Há anos estamos lutando pela conquista de nossos direitos.

Essas duas Leis de autoria do Vereador Florisval Coriolano sancionadas pelo Prefeito Zé Ailton, reforçam a nossa luta e nosso compromisso”, diz André Lacerda, presidente de honra e fundador da ADACHO.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem