Prefeitura do Crato publica edital de reforma dos Museus Histórico e de Artes Vicente Leite


Publicado, na última quinta-feira, 23, o edital de licitação para contratação dos serviços de engenharia para reforma do prédio que abriga o Museu Histórico do Crato e do Museu de Artes Vicente Leite, através do contrato de repasse celebrado entre o Ministério do Turismo/Caixa Econômica Federal e o Município de Crato. A licitação está marcada para o dia 13 de outubro.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Zé Ailton já havia iniciado um processo de regularização da titularidade do imóvel, para que pudesse receber investimentos de recursos oriundos do Tesouro Nacional. Enquanto aguardava essa regularização foi feita a reforma do telhado e outros serviços de manutenção tanto do prédio como do acervo.

Outra medida importante nesse período foi a elaboração do projeto de reforma do prédio e a captação de recurso por meio de Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal André Figueiredo. De acordo com o Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, o projeto executivo de reforma do prédio foi concluído e submetido à Secretaria de Cultura do Estado que tombou o imóvel como patrimônio histórico e cultural do Estado do Ceará.

Durante o período de execução da obra de reforma do prédio, a Secretaria de Cultura do Crato trabalhará na elaboração de novos projetos de exposição dos dois museus, na restauração de obras e na execução dos projetos de exposição com definição de temas e formação de educadores para o acompanhamento e orientação de visitas.

Em junho deste ano, foi aprovada uma lei criando o Conselho Curador dos dois Museus, com a finalidade de conceder à sociedade o papel de guardiã, juntamente com o Poder Público, do valioso acervo dos dois museus. “A reforma do prédio do Museu Histórico do Crato e do Museu de Artes Vicente Leite e sua devolução ao povo do Crato e aos visitantes é um acontecimento de grande relevância para a cultura. Os museus são lugares de memória e de cultivo da e que pertencem ao povo”, ressaltou Amadeu.

“Importante aparelho de preservação da memória cultural do nosso povo, o Museu Histórico do Crato continuará a informar e educar toda a comunidade sobre seu patrimônio material e imaterial, sendo um espaço de conexão entre cultura e ciência”, pontuou o prefeito Zé Ailton Brasil.

Foto: Divulgação / Fobte: Ascom Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem