SEJU Crato promove Aulão Solidário em parceria com o SESC


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJU) realizou na última sexta-feira, dia 24, na Areninha do Seminário, o Aulão Solidário “Setembro Amarelo”, uma ação de esporte e interação para um público de todas as idades. O momento, que contou com o apoio do SESC, teve como foco principal incentivar as pessoas para a prática esportiva e em virtude disso poder trazer melhorias na qualidade de vida.

Desde 2015, o nono mês do ano é dedicado à campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 90% dos óbitos por suicídio estão ligados a doenças como depressão e transtornos de ansiedade por exemplo. No entanto, um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, constatou que praticar atividades físicas de 20 a 30 minutos por dia pode afastar a depressão em longo prazo.

De acordo com o coordenador de esportes do Programa Crato em Movimento da SEJU, professor Manoel Pequeno, mais de cem pessoas estavam presentes e participaram ativamente do momento que uniu exercícios pontuais, dança e solidariedade com a doação de brinquedos. “Foi um momento de pura alegria e inclusão, todos se exercitando, dançando, celebrando a vida de forma consciente, respeitando o distanciamento e fazendo o uso de máscaras.

A prática de exercícios físicos, de qualquer tipo, possui inúmeros benefícios. Além de melhorar o humor, eles também contribuem com o aperfeiçoamento da capacidade cognitiva, diminuindo níveis de ansiedade e estresse de maneira geral”, destacou o professor Pequeno. Ele estava acompanhado dos professores do Crato em Movimento, Patrícia Monteiro, Alexandre Rodrigues, Bárbara Lima, Ana Ferreira, e Francisco José A.S.C. de 34 anos. Há 2 anos, a depressão quase fez com que desse fim a sua própria vida, mas com tratamento médico e a ajuda de exercícios sua recuperação está acontecendo. “Sinto-me outra pessoa, com mais vitalidade e força, acompanho sempre que posso as atividades esportivas promovidas pela SEJU. Quando danço, me animo mesmo e os professores são muito atenciosos”, ressaltou Francisco.

Além do animado aulão, o SESC disponibilizou alguns serviços de orientação em saúde e Biblioteca itinerante, sob a supervisão da Coordenadora de Esporte Sesc Crato, Bia Alencar.

“A ciência confirma o poder da atividade física para o bem-estar e melhorias na saúde, a SEJU está sempre atenta na promoção de ações que auxiliem nesse contexto, sendo importante ressaltar que as atividades físicas atuam como adicionais no combate à depressão e ansiedade e devem estar vinculadas ao acompanhamento de profissionais especializados, como educadores físicos, médicos e psicólogos”, disse o Secretário Henrily Renner.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem