Capacitação Básica de Proteção e Defesa Civil encerra com simulado em escola municipal do Crato


Na manhã desta sexta, 01, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Civil, finalizou o terceiro módulo da Capacitação Básica de Proteção e Defesa Civil. A culminância se deu com um simulado realizado na Escola 18 de Maio, onde os alunos foram treinados para estarem aptos a reagirem no caso de algum acidente ou até mesmo desastre natural.

A capacitação teve três módulos, sendo que os dois primeiros foram de forma virtual, e o terceiro sendo presencial. No primeiro módulo, os participantes aprenderam sobre o Sistema de Defesa Civil; sua história; a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; funções importantes dentro da Defesa Civil, seu papel e ações.

Já no segundo módulo, foi tratado sobre a Defesa Civil e suas funcionalidades; o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres; reconhecimento e percepção de riscos; e noções de meteorologia.

Neste terceiro e último módulo, foi trabalhado o que são os Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitário (NUPDEC); riscos e desastres; aplicação da percepção de risco pela comunidade; segurança no lar e primeiros socorros; e simuladores e evacuação de área.

Participando da capacitação, estiveram presentes representantes dos seguintes municípios: Iguatu; Santana do Cariri; Acopiara; Madalena; Maracanaú; Araripe; Deputado Irapuã Pinheiro; Jati; Juazeiro do Norte; Fortaleza e Recife.

Durante o encontro, as aulas foram ministradas pelo Chefe da Divisão Básica e Coordenador da Sala de Monitoramento da Defesa Civil de Recife, Sandro Marinho; pela Coordenadora da Defesa Civil do Crato, Josimeire de Melo; e pela professora Ana Patrícia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

0 Comentários