Ceará receberá lote de AstraZeneca para aplicação de segunda dose


Nesta quarta-feira (27), o Ceará confirma o recebimento de mais duas remessas de vacinas contra Covid-19, totalizando 217.080 mil doses: 186.660 de AstraZeneca/Fiocruz e 30.420 de Pfizer/BionTech, este último já desembarcado no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Esses imunobiológicos são vinculados ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

“Acabei de receber a confirmação do envio imediato das 186.660 doses de AstraZeneca solicitadas pelo Governo do Ceará para a aplicação da segunda dose dos cearenses. O lote deve ser repassado nas próximas horas ao Ceará, segundo o ministro substituto da Saúde, Rodrigo Cruz, com quem conversei por telefone há pouco. inclusive nosso secretário da Saúde, Marcos Gadelha, está em Brasília. Além desse lote, já recebemos 30.420 doses da Pfizer.

Seguimos trabalhando firmes para vacinar toda nossa população o mais rápido possível”, explicou o governador Camilo Santana, em publicação nas redes sociais por volta das 15h30 desta quarta-feira.

Segundo informação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), as 186.660 doses de AstraZeneca/Fiocruz serão voltadas exclusivamente para a aplicação de segunda dose.

O agendamento da vacinação é de responsabilidade dos municípios, por isso é importante ficar atento à sistemática organizada e divulgada por cada gestão local. Com essas remessas, o Ceará passa de 14,5 milhões de doses recebidas, sendo que 13,5 milhões de doses foram entregues às prefeituras, considerando todas as fases de vacinação.

Depois de desembarcar na Capital, os imunobiológicos seguem para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde são distribuídos de forma proporcional aos municípios cearenses, através de rotas aéreas e terrestres.

Vacinação

Já foram aplicadas 11,4 milhões de doses no Ceará, contabilizando 6,45 milhões de primeiras doses e 4,77 milhões de pessoas com esquema vacinal básico completo, além das doses adicional e de reforço apara imunossuprimidos e idosos. Isso significa que cerca de 70% da população cearense pelo menos iniciou o ciclo de imunização, enquanto mais de 50% já completou duas doses ou dose única da Janssen.

Foto: Ascom Casa Civil / Fonte: Governo do Estado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem